Morre a Irmã Terezinha de Oliveira Brito, das Franciscanas da Ação Pastoral

Religiosa pertencia à Congregação acompanhada por Dom Paulo Evaristo Arns e que cuidou do ‘Cardeal da Esperança’ em sua fase final de vida

Foto: Arquivo pessoal

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral informou, com pesar, o falecimento da Irmã Terezinha de Oliveira Brito, na quarta-feira, 4, aos 59 anos de idade. Nascida em 5 de outubro de 1963, ela completaria 60 anos na quinta-feira, 5.

“É com profundo pesar que informamos o falecimento da Irmã Terezinha de Oliveira Brito. Nossos corações estão com a família neste momento de dor. Que encontremos conforto e paz nessa jornada de despedida. Descanse em paz, Irmã Terezinha”, escreveu a Congregação em nota.

Não foi divulgada a causa da morte, nem os detalhes sobre o velório e sepultamento.

CONGREGAÇÃO ACOMPANHADA POR DOM PAULO EVARISTO ARNS

Há um ano, em 4 de outubro de 2022, Irmã Terezinha, com as outras Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral, esteve no Santuário Nacional de Aparecida para celebrar os 50 anos de aprovação dessa congregação e os 100 anos da chegada das primeiras missionárias ao Brasil.

Essa congregação tem sua origem na Baviera, Alemanha, de onde vieram para o Brasil as primeiras irmãs da Ordem Terceira Franciscana, em 1921, para atuar, sobretudo, no campo da Educação. O grupo cresceu, agregando vocações brasileiras e se tornando uma província.

Em 1968, após o processo de renovação inspirada nas propostas do Concílio Vaticano II, essa província foi desmembrada da Ordem alemã e deu origem à nova congregação, acolhida pelo Cardeal Agnelo Rossi, então Arcebispo de São Paulo, sendo acompanhadas por Dom Paulo Evaristo Arns, à época Bispo Auxiliar de São Paulo. Sua aprovação pela Santa Sé aconteceu em 4 de outubro de 1972, quando Dom Paulo já era o Arcebispo de São Paulo.

Em seus anos finais de vida, Dom Paulo Evaristo, falecido em dezembro de 2016, viveu sob os cuidados das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral, na cidade de Taboão da Serra (SP).

“Para nós, irmãs, ele [Dom Paulo] sempre nos adverte: ‘Nós somos o Evangelho vivo que devemos encarnar na caminhada do povo de Deus e da Igreja’”, disse Irmã Terezinha, em entrevista à rádio Vaticano, dias antes da morte do Cardeal Arns.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários