
A Arquidiocese de São Paulo comunica, com profundo pesar, o falecimento do Cônego Martin Segú Girona, aos 89 anos, nesta quinta-feira, 11, em São Paulo. Ele estava internado no Insituto do Coração (INCOR).
O velório do Cônego Martin Segú Girona terá início nesta quinta-feira, 11, às 22h, na Igreja da Imaculada Conceição (Av. Nazaré, 993, Ipiranga).
Na sexta-feira, 12, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá a missa exequial às 11h.
Em seguida, o corpo será levado para o Cemitério do Santíssimo Sacramento, no Sumaré, onde será sepultado.
Nascido em Barcelona, na Espanha, em 15 de março de 1936, Martin Segú Girona chegou ao Brasil aos 14 anos. Ingressou no Seminário da Arquidiocese de São Paulo, em São Roque (SP), em 1954 e foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1961.
Renomado canonista
Na Arquidiocese de São Paulo, atuou pastoralmente em diversas paróquias e dedicou grande parte de seu ministério à pastoral judiciária e ao ensino do Direito Canônico.
Mestre e Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, foi fundador do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, da Arquidiocese de São Paulo, em 1999, e primeiro Decano da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, erigida pela Santa Sé em 2014, a partir do antigo instituto arquidiocesano.
Também foi Vigário Judicial da Arquidiocese de São Paulo, Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo e Diretor do Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva.
Em 2020, quando o Cônego Segú concluiu seu mandato como diretor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da qual se tornou professor emérito, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, manifestou seu agradecimento pelo dedicado trabalho e pela missão pioneira que o Sacerdote desempenhou nos encaminhamentos para a criação da Faculdade de Direito Canônico e em seu primeiro mandato diretivo.
“Muitos canonistas foram formados sob a sua orientação, os quais prestam inestimáveis serviços à Igreja em São Paulo e em várias partes do Brasil”, destacou Dom Odilo.
Servidor do povo de Deus
Em dezembro de 2011, por ocasião da comemoração dos 50 anos de sua ordenação presbiteral, o Cônego Segú ressaltou que foi ordenado para servir ao povo de Deus.
“Nesses 50 anos, ao fazer um exame sério de consciência, cada dia mais estou convencido de que São Lucas tinha toda a razão quando escreveu que nós, em termos de instauração do Reino, somos servos inúteis, pois quem o edifica e constrói é o Senhor, e por isso é necessário que ele cresça e nós diminuamos sempre mais”, disse, reafirmando que vale a pena servir e ajudar na construção do Reino de paz, justiça e amor.


