Morre o Padre Gilberto Orácio de Aguiar

Reprodução/Região Episcopal Belém

A Arquidiocese de São Paulo comunicou, o falecimento do Padre Gilberto Orácio de Aguiar, na manhã da segunda-feira, 27 de janeiro.

O Sacerdote, que era pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Jardim Rodolfo Pirani, da Região Episcopal Belém, estava internado final de dezembro, em decorrência de um câncer. 

Na manhã da terça-feira, 28, centenas de fiéis se reuniram na Paróquia Imaculado Coração de Maria, para a missa exequial. A celebração foi presidida por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e concelebrada por cerca de 40 padres. 

Na homilia, Dom Cícero recordou a batalha contra o câncer que o Padre Gilberto travou nos últimos meses. “Nesta batalha que o Padre Gilberto enfrentou, e todas as vezes que conversávamos, ele não passava para mim medo, ele não estava com medo, mas sempre falava que ia melhorar e pedia que rezasse por ele”, afirmou. 

O Prelado exortou os fiéis a agradecerem a Deus por todos os dons, e, de maneira muito particular, pelo dom sacerdócio que Deus concedeu ao Padre Gilberto. 

Ao dirigir-se à família do Padre Gilberto, Dom Cícero exortou-os a nunca se esquecerem do Padre Gilberto. “ Guardem na vossa memória afetiva todos os momentos em que vocês puderam viver juntos. Guardem os bons exemplos e as boas palavras. Sintam saudade dele. Não o sepultem nos vossos corações.”

O sepultamento aconteceu no Cemitério do Santíssimo Sacramento, no Sumaré.

TRAJETÓRIA

Padre Gilberto nasceu em 02 de outubro de 1966, em Paulo Lopes, interior de Santa Catarina, foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1996, por Dom Vito Schlickmann, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na mesma cidade. 

Na Arquidiocese, esteve à frente de diversas paróquias na Região Episcopal Belém, dentre as quais São João Batista, no Brás; Imaculada Conceição, no Sapopemba; e Imaculado Coração de Maria, onde era pároco desde então. 

“Mestre Orácio”, como era carinhosamente conhecido, graduou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1996, e obtinha Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Goiás, em 2006; e Doutorado em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2012.

Comentários

  1. Que Deus lhe conceda o descanso eterno, Padre Gilberto.
    Padre extremamente afetuoso, acolhedor, muito boa pessoa, gostava muito de suas reflexões.
    Ele fez a celebração do meu casamento com minha esposa, em São Mateus, zona leste de São Paulo, um dia memorável que levaremos por toda a nossa vida.

    Responder
  2. É um grande AMIGO Meu, o Homem de Deus e Ungido do Senhor MESTRE/PADRE GILBERTO ORÁCIO … Com seu jeito sempre SIMPLES e HUMILDE … Deixou muito gente com SAUDADES… Mas por seu AMOR e FIDELIDADE à DEUS e AMOR ao PRÓXIMO, esqueceu Dele mesmo e viveu o VERDADEIRO AMOR DE DEUS!
    MESTRE E PADRE GILBERTO ORÁCIO que Deus te dê LUZ e o DESCANSO ETERNO.

    Responder
  3. Pe. Gilberto Orácio foi colega de especialização em Doutrina Social da Igreja (PUC/GO). Abraços fraternos aos amigos e familiares. Conforto e paz a todos!

    Responder
  4. Amigo
    Hoje, ao olhar para a nossa jornada, sinto uma profunda saudade de você, meu padre , meu diretor espiritual. Tivemos momentos incríveis juntos, onde dialogamos sobre a vida, filosofamos sobre o universo e viajamos não apenas por lugares, mas também por pensamentos e sentimentos.
    Caminhamos lado a lado em muitas trilhas, trocando experiências e aprendizados que ficarão eternamente gravados em meu coração. Sua sabedoria e presença iluminavam meu caminho, e sua falta é sentida de uma maneira que palavras não podem expressar.
    Hoje, nesta caminhada que você já percorreu, eu não posso estar ao seu lado fisicamente. Mas saiba que sempre estarei com você em espírito, honrando tudo o que construímos juntos. Levo comigo cada ensinamento e cada risada compartilhada.
    Descanse em paz, meu amigo. Continuarei a sua jornada de amor e luz.
    Até um dia Mestre Oracio,
    Frater Marcelo Brito

    Responder

Deixe um comentário