Morre Padre Gilson Frank dos Reis, da Missão Belém

Atualizado em 22/08, às 9h

Padre Gilson (foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

A Arquidiocese de São Paulo comunica, com pesar, o falecimento do Padre Gilson Frank dos Reis, neste sábado, 21, em decorrência de complicações da COVID-19.

Padre Gilson tinha 45 anos e foi ordenado sacerdote no dia 3 de dezembro de 2016. Incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo, ele pertencia à associação de fiéis Missão Belém, que realiza um trabalho pastoral voltado à população em situação de rua e com dependência química.

O Sacerdote estava hospitalizado há algumas semanas com um quadro grave de infecção do novo coronavírus, chegando a ser intubado e não resistiu.

O velório acontece neste domingo, 22, na Capela Nossa Senhora Aparecida (Rua Nelson Cruz,19 – Belém), onde, às 10h, acontece uma missa de corpo presente, que será transmitida pelas mídias digitais. Em seguida, o corpo será trasladado para o Cemitério Gethsêmani Anhanguera, onde acontecerá o sepultamento.

Ele sentiu na pele as dores dos irmãos de rua

Texto baseado em reportagem publicada no O SÃO PAULO em março de 2013

Era março de 2013. Em uma mesa na Casa de Oração do Povo da Rua, no bairro da Luz, Gilson Frank dos Reis, então com 36 anos, planejava, junto a dois outros integrantes da Missão Belém, detalhes da atividade de  evangelização que fariam horas depois junto à população em situação de rua, em especial os assolados pelo vício das drogas.

(Foto: Arquivo/Missão Belém)

Gilson, por mais de uma década, também esteve no mundo das drogas. Aos 11 anos, após a separação dos pais, tragou um cigarro pela primeira vez, e na adolescência, foi usuário de maconha, cocaína e de crack. “O crack foi a devastação da minha vida e da minha família: roubava coisas de casa, morei na rua, na Cracolândia, até que um dia alguém passou, bateu nas minhas costas e falou ‘olha, Jesus te ama’. Foi quando tive força de me levantar e procurar ajuda”, contou à reportagem do O SÃO PAULO na ocasião.

Durante nove meses, no ano de 1998, Gilson permaneceu em uma clínica de recuperação de dependentes químicos no Rio Grande do Sul. De volta a São Paulo, conseguiu emprego, tornou-se noivo, ingressou em atividades da Igreja e foi um dos fundadores de um grupo que ajudava na recuperação de jovens drogados.

Por meio de colegas da Comunidade Servos de Resgate, que também se dedica à evangelização de moradores em situação de rua, conheceu o Padre Gianpietro Carraro, quem em 2005 fundaria a Missão Belém, onde Gilson realizou acompanhamento vocacional. “Quando comecei essa caminhada com um acompanhamento mais sério, com uma espiritualidade mais forte, entendi que aquilo que eu procurei desde os meus 11 anos de idade nas drogas, eu encontrei somente em Deus”.  

Gilson deixou tudo para trás para seguir a vida missionária, ajudando que drogados se libertem do vício. “Toda vez que posso, falo da minha experiência de vida e que Deus está tirando um homem que era da Cracolândia e levando para trás do altar para ser padre. Procuro sempre enfatizar isso porque não somos diferentes: se isso aconteceu na minha vida, outros irmãos podem conseguir, porque um homem que tem objetivo chega aonde Deus quer”, relatou à reportagem.

(foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Gilson seria ordenado sacerdote três anos depois daquela entrevista, em 3 de dezembro de 2016, e manteve-se fiel ao que se propunha desde quando disse sim a Deus ao discernir pela vocação sacerdotal. “Tenho um desejo no coração de ser o sacerdote dos pobres, mostrar com a minha vida aquilo que Deus fez.”.

De sua própria experiência e das situações que vivenciara até aquele março de 2013, de pessoas que deixaram as drogas após o encontro com Deus, Gilson nutria algumas certezas sobre a fé.

“A Palavra de Deus diz que a fé é o firme fundamento de acreditar em tudo aquilo que a gente não vê, mas a fé também é o alicerce de quem quer caminhar com Deus. O homem nasceu para acreditar, tanto é que aqueles que não acreditam em Deus acreditam em algo diferente, isso é do ser do homem, aquele que não tem fé e não acredita, morre, acaba se perdendo”.

Comentários

  1. Padre Gilson marcou minha vida, com atitudes de quem teve um encontro com o Deus verdadeiro Eu creio que naquele grande dia estaremos todos reunidos para a para juntos celebramos o nosso rei que venceu e está a direita de Deus pai!!!

  2. Dói saber que nunca mais vou ouvir de sua boca: “meu filho” …. Porem sei que está em um ótimo lugar, só tenho a agradecer a Deus pela sua vida e por ter passado todos esses anos ao seu lado !!! Padre Gilson, Jesus te amaaaa….

  3. Eu graças a Deus c9nheci este grande homem, sou colhecionador de sorriso. E tenho o dele pra mim , quando vinha partilhar comigo. Ja de longe falava e vc gordao , iae ja parou de meter o louco rsrs. Eu ria da situação e quando ia ver uma partilhar maravilhosa acontecia. Hj ainda estou na missão belem e sofrendo muoto esta perda. Sou da casa São Bráz, a todos meus sentimentos

  4. Estar entre os pobres dos mais pobres é a verdadeira essência de Jesus. Pe. Gilson não o conheci mas sinto, pelos testemunhos do seu trabalho, que mostrou a face de Cristo por onde passou.. Pe. Gilson agora com Jesus brilhe no céu

  5. Que Deus conforte o coração dos familiares e de toda a família Missão Belém. Estamos tristes pela saudade que você deixará, mas na certeza de que o céu está em festa. O Senhor o recebeu direto do colo de Nossa Senhora. Obrigada pelo exemplo de fé e amor. Paz e alegria 🙏😭😭

  6. Unida a Missão Belém deixo sentimento de gratidão, solidária na dor pela Páscoa do Pe. Gilson, que fez de sua vida um testemunho de fé e amor aos mais pobres.

  7. Muito triste com essa notícia. Estou em oração pela alma do Pe. Gilson. Que Deus o acolha na suave infinita misericórdia. 🙏🙏🙏

  8. O gilsao não acredito meu pai que vc se foi eu aprendi o que a vida com vc , com a missão Belém vc vai tar sempre no meu coração, vc estar no no lugar melhor nos braços de Deus, obrigado por tudo mesmo 😭😭😭😭❤️ eu e a minha mãe seremos sempre grato

  9. Descanse em paz irmão. Obrigado pelo seu testemunho, pelo dom de sua vida entre nós. E do céu, nos ajude. Sentiremos saudades.

  10. Que Jesus e Maria receba de braços abertos, ele cuidava dos pobres com amor, ensinando o verdadeiro caminho pra chegar a Deus, sei que o senhor está em um bom lugar.

  11. Que Deus todo poderoso receba a sua alma no céu,você foi um presente de nossa senhora e os anjos aqui na vida de todos.

  12. MEUS SENTIMENTOS PELO PADRE GILSÃO FRANK DOS REIS … MEUS SENTIMENTOS PALA AUMA DELE QUE O SENHOR DESCANSE EM PAZ AMEM 😢😭😓💕💕🙏🙏🙏

  13. Grande amigo que tive o prazer de fazer uma missão de resgate com ele antes de ser ordenado. Me ensinou mais vonxa vida do que com palavras. Deus o tenha. Descanse em paz.

  14. Tenho a agradecer em muito pelo Pe Gilson em um momento de crise em diante de um pecado muito ele por meio da confissão me ajudou a sair e se hoje to aqui como homem boa parte se dê a isso. Hoje o céu ganha um homem, pai e sacerdote incrível, por favor interceda por nós Pe Gilson!!!🙏🏾😕

  15. Eu só tenho agradecer a tudo q ele fez por.muitos irmãos de rua e da Cracolandia, eu fiz parte da missão Belém e por algumas vezes tivemos juntos em missão,Deus hoje está recebendo um homem q mudo e fez muitos mudar por ver a história dele ,Deus receba ele de braços abertos, sabemos q o carinho dele é a devoção dele será agora lá de cima para todos aqui ,descansa em paz

  16. pe. Gilson, foi um servo dedicado a sua missão de evangelização combateu um bom combate encerrou a carreira guardou a fé e foi se dedica ao lado de Deus no céu ..que possamos
    continua a sua missão aqui na terra .. força e coragem a todos no morro da saudades Deus te consola..

  17. Meu Pesar pela morte desse Padre que cumpria uma Missão tão linda e necessária nos dias de hoje, que Deus acolha sua alma e conforte os Corações de Familiares e Amigos. Vá em Paz Padre Gilson dos Reis….

  18. Creio que Deus cumpriu com ele suas promessas, sinto muito agradeço a aDeus por muitas vezes ele orar pedir se lembrar de mim nas orações dele. Hoje sou liberta do crack,da cocaina ,da prostituição, meu filho conheceu ele,por mais que bao faço parte da missao Belem mais tenho um amor muito grande por essa Comunidade que ajua a quem esta preso nesse muito.Deus esta ao lado dele propósito cumpridoo que fica é o testemunho que Deus realizou.

  19. Pe. Gilson, foi um instrumento de Deus na vida dos irmão, onde passava transmitia a alegria de caminhar com Cristo. Saudades!

  20. Tive o prazer de caminhar ao lado desse homem que exalava santidade e amor a todos os que o rodeavam. Ele era a própria essência de Jesus no meio dos irmãos de rua. Gilson entrou pra vida eterna e vai deixar um rastro de amor que jamais será esquecido. Paz e alegria querido padre Gilson. Descanse em paz.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter