Mortes de idosos por COVID-19 caem 90% em abril na capital paulista

Principal razão apontada é o acesso dos mais idosos à vacinação contra o coronavírus

O número de mortes de idosos, com 60 anos ou mais, em decorrência da COVID-19 na capital paulista teve queda de 90% no mês de abril em comparação a março.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

A informação foi publicada pelo portal UOL na quarta-feira, 28, a partir de dados obtidos junto à Prefeitura de São Paulo.

Em março foram registrados 3.437 óbitos de idosos por COVID-19 na cidade de São Paulo. Enquanto em abril, até a segunda-feira, 26, houve 333 mortes.  Houve acentuada queda nas faixas etárias de 60 a 69 anos, 70 a 79 anos e 80 a 89 anos, além das pessoas com 90 anos ou mais.

Entre fevereiro e março, houve aumento considerável de óbitos nas três primeiras faixas etárias, naquele que foi o período mais crítico da pandemia não só no estado, mas também em todo o Brasil.

Importante pontuar que o número de idosos que morreram por causa da doença em março foi maior que o dobro de óbitos registrados em janeiro (1.362 mortes) e fevereiro (1.623).

Sobre número elevado de mortes registrado em março, ao portal Uol, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alegou que isso foi reflexo da alta de casos das semanas anteriores. “É possível notar que houve expressivo aumento do número de casos confirmados de COVID-19 a partir da segunda semana de fevereiro de 2021, o que se mantém até meados de março. Esse aumento de casos se reflete também no número de óbitos confirmados para COVID, que teve aumento expressivo no mesmo período”.

Vacinação em SP

Desde janeiro, quando foi iniciada a vacinação contra o coronavírus, a cidade de São Paulo vem imunizando sua população de modo decrescente de idade. Assim, a campanha de vacinação já contempla as faixas etárias de 90 anos ou mais até os idosos de 64 anos.

No total, até 27 de abril, a capital imunizou 1.993.571 pessoas com a 1a dose e 1.119.062 já receberam a 2a dose.

Apesar da queda no número de mortes na capital, abril já é o mês mais letal da pandemia no estado de São Paulo. São mais de 17 mil vidas perdidas, contra 15.159 de março.

Em todo o estado, já são 2.856.225 casos confirmados e 93.842 óbitos por COVID-19 desde o início da pandemia.

(Fontes: UOL, Prefeitura de SP e R7)

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter