Múltiplas atividades acontecem na Região Santana

Pascom Paroquial

Motivar, acompanhar e formar Comunidades Eclesiais Missionárias (CEM) tem sido um dos focos de ação da Comissão Missionária Arquidiocesana (Comiar) da Região Santana.

Em 23 de maio, mais um passo foi dado nessa caminhada: o início da primeira comunidade eclesial missionária on-line do Comiar Santana, durante um encontro virtual que contou com a participação do Cardeal Odilo Pedro Scherer e de Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana. “Dom Odilo nos motivou na perseverança com esta comunidade virtual, mas nos lembrou da importância da comunidade eclesial missionária presencial”, contou ao O SÃO PAULO o Padre Erly Avelino Guillén Moscoso, Assessor Eclesiástico do Comiar Santana.

As reuniões dessa comunidade eclesial missionária acontecerão sempre às terças-feiras, às 20h, virtualmente. Do primeiro, participaram 12 pessoas. Além do Padre Erly, a atividade é mediada por Sandra Maria Alves, coordenadora do Comiar Santana.

“Nesse modelo virtual, o ideal é ter de 12 a 15 pessoas, para que haja uma boa dinâmica de partilha das alegrias, preocupações e desejos dos integrantes. Além disso, com essa quantidade, todos têm a oportunidade de falar, bem como de partilhar a Palavra de Deus e outras meditações de fé, e, assim, cada um ajuda a enriquecer a nossa reflexão, com a graça do Espírito Santo”, ressaltou o Padre Erly.

As CEM são voltadas à concreta conversão pastoral, por meio da vivência da comunhão e da solidariedade, e devem propiciar meios para a Iniciação à Vida Cristã e para uma formação cristã sólida, integral e permanente. Conforme apontam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), a conversão pastoral implica “a formação de pequenas Comunidades Eclesiais Missionárias, nos mais variados ambientes, que sejam casas da Palavra, do pão, da caridade e abertas à ação missionária” (n.33); a fim de que nessas comunidades “os cristãos leigos e leigas, a partir da participação na vida da Igreja, do senso de fé, dos carismas, dos mistérios e do serviço cristão à sociedade, vivam sua vocação e sua missão, em comunhão e solidariedade” (n.36).

Robson Francisco

No dia 24, a Paróquia Santa Dulce dos Pobres recebeu Dom Jorge Pierozan, que na ocasião presidiu missa em ação de graças pelos 26 anos de sua ordenação sacerdotal. Entre os presbíteros concelebrantes esteve o Padre Lucas Antônio Gobbo Custódio, CR, Pároco, com a assistência dos Diáconos Ailton Machado Mendes e Luiz Carlos Peres. (por Robson Francisco)

Antônio Rampazzo

No sábado, 27, o Setor Vila Maria celebrou a 13a Vigília de Pentecostes, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária. A Vigília foi presidida pelo Coordenador do Setor, Padre Luiz Cláudio Vieira, e concelebrada pelos Padres Octaviano Pinto da Silva, SCJ; Jovanes Vitoriano, SDD; Antônio Pedro dos Santos, Efigênio Rodrigues da Rocha (Padre Estevão); Marcelo Alves dos Reis, SCJ; Ronaldo Rodolfo, SCJ; João Luiz Uzan Malnalcich, SCJ, com a assistência dos Diáconos Edson Breda e Eduardo Sierra. (por Fernando Fernandes e Antônio Rampazzo)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários