Museu da Língua Portuguesa oferece Brincadeiras Musicais nas férias de janeiro

Jogos e instalações lúdicas da exposição temporária Essa Nossa Canção estarão disponíveis em diversos espaços da instituição

Divulgação

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, prepara uma programação gratuita repleta de jogos e instalações lúdicas para crianças de todas as idades e suas famílias ao longo de janeiro, mês de férias da garotada.

De 9 ao dia 26, sempre de terça a sábado, das 10h às 17h, promoverá o Estação Férias – Brincadeiras Musicais, cujas atividades se relacionam com o universo da exposição temporária, Essa Nossa Canção, sobre a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira, que segue em cartaz.

No Estação Férias – Brincadeiras Musicais, formado por artistas educadoras, viabiliza experiências sensíveis e criativas do livre brincar. Um dos destaques é o Labirinto da Composição, no qual será possível mergulhar em um emaranhado de palavras de diversas canções para recompô-las livremente. Haverá ainda um microfone à disposição para os presentes soltarem a voz e jogos da cultura popular brasileira.

Já nos sábados 13 e 20 de janeiro e no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro (quinta-feira), o Estação Férias – Brincadeiras Musicais também ocupará a calçada do Saguão B com um festival com apresentações artísticas e, claro, mais brincadeira.

Todas as atividades do Brincadeiras Musicais dialogam com o tema da exposição temporária Essa nossa canção. A mostra aborda a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de músicas de diversos gêneros musicais – da bossa nova ao rock, do funk ao forró, do samba ao piseiro – em experiências audiovisuais e imersivas.

Faixas de Noel Rosa, Cartola e Chico Buarque se misturam a canções famosas na voz do grupo Racionais MC’s e de MC Marcelly, uma diversidade que agrada pessoas das diversas faixas etárias, promovendo trocas interessantes entre idosos, adultos e crianças.

Uma das experiências que mais chamam a atenção da criançada é a linha do tempo Do Cilindro à Nuvem, que reúne aparelhos e objetos utilizados para a gravação e reprodução de canções desde o fim do século 19. É comum observar quem tem mais de 30 anos explicando como funcionava o walkman para quem tem 20 anos ou menos e só ouve música pelo celular, por exemplo.

Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A curadoria é de Hermano Vianna e Carlos Nader, com consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz.

Exposição principal
Outra atração imperdível para quem vai ao Museu da Língua Portuguesa é a sua exposição principal, que, por meio de experiências interativas, apresenta a diversidade e a riqueza do português falado no Brasil.

Na experiência Palavras Cruzadas, o visitante, em uma tela sensível ao toque, pode escolher uma palavra e, assim, descobrir o seu significado e ainda ouvir sua pronúncia na língua da qual se originou, que pode ser africana, tupinambá ou até mesmo inglesa, francesa, italiana ou espanhola. Já na Praça da Língua, textos da literatura em língua portuguesa são projetados no teto em uma espécie de planetário das palavras.

Por fim, como recordação da visita, a dica é fazer uma foto no terraço do Museu da Língua Portuguesa, aberto para o público após a reabertura da instituição, em julho de 2021, com a icônica torre do relógio da Estação da Luz ao fundo.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários