Na Arquidiocese, dia de Nossa Senhora Aparecida será com missas solenes e inauguração de painel artístico

Aparecida
Lcuiney Martins/O SÃO PAULO

O dia 12 de outubro, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, é marcado pelo testemunho de fé do povo brasileiro, que pede a intercessão da Padroeira do Brasil. 

Na Arquidiocese de São Paulo, as paróquias que têm Nossa Senhora Aparecida como titular terão uma programação com missas e festas sociais

SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO: LUGAR DE ENCONTRO COM A MÃE APARECIDA

O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, no Ipiranga, contará com 10 missas ao longo da quarta-feira, 12, celebrando sua 80º festa da padroeira. 

Às 10h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, preside a missa solene. Às 17h, haverá uma procissão pelas ruas, marcando o testemunho de fé dos devotos da Mãe Aparecida. 

Além das celebrações, a rádio 9 de Julho marca presença no Santuário, com uma programação especial, contando com a presença da equipe da rádio e realizando entradas ao vivo na programação com os destaques da festa. Além disso, a rádio promove sorteios de imagens de Nossa Senhora Aparecida para os participantes da Família dos Amigos

A história da Paróquia está intimamente ligada ao IV Congresso Eucarístico Nacional, realizado em 1942, quando o então Arcebispo Metropolitano, Dom José Gaspar d’Afonseca e Silva, escolheu Nossa Senhora Aparecida como primeira peregrina do Congresso.

A Paróquia foi criada para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, tendo como primeiro Pároco o Padre Mário Marques e Serra. Para sua construção, membros da comunidade e moradores do bairro estiveram empenhados em campanhas como a do tijolo e a do livro, além de rifas e festas para angariar recursos financeiros.

A primeira missa, quando o prédio ainda estava sendo construído, aconteceu em outubro de 1949. Em 1955, deu-se a inauguração da nave central do templo. Em 1970, os sinos da torre começaram a ser içados, mas a obra foi concluída somente em 1991, quando o Cônego Cosmo Maestri já exercia a função de Pároco. 

Por ocasião das celebrações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e dos 75 anos de fundação da Paróquia, em outubro de 2017, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, elevou a igreja à categoria de santuário.

TIETÊ ESPERANÇA APARECIDA

Com o objetivo de conscientizar a população e as autoridades sobre as ações para a despoluição do rio Tietê, e o resgate de suas boas condições naturais também na Região Metropolitana de São Paulo, o projeto Tietê Esperança Aparecida também será destaque no dia 12 de outubro. 

A iniciativa que acontece desde 2004 foi idealizada pelo Padre Palmiro Paes e conta com o apoio da Arquidiocese de São Paulo e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 

Neste ano, a programação do Tietê Esperança Aparecida começa às 7h30, com uma missa na Capela Santo Estevão Mártir, na Região Episcopal Ipiranga (Rua Professor Roberto Mange, 235). Em seguida, às 8h30, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida sai em carro aberto pelas ruas da cidade até chegar na Ponte do Piqueri, na Marginal Tietê, às 09h30. 

“Conduzimos a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas da cidade, margeando o rio Tietê, porque queremos ser sinal de esperança de um novo tempo”, disse à reportagem, em 2021, o Padre Palmiro. 

PADROEIRA DOS FERROVIÁRIOS NA MOOCA

Localizada na Mooca, na divisa com o Brás, bairros operários tradicionais da capital paulista, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida é fruto da fé dos trabalhadores da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, no lugar onde também nasceu a União dos Ferroviários Católicos do Brasil.

nossa senhora aparecida dos ferroviarios

No dia 12, a Paróquia celebra mais conquistas em seus 90 anos. Com um tríduo, os fiéis puderam se preparar para o dia da padroeira, refletindo sobre “as novidades do Espírito Santo”. 

No dia da padroeira, às 9h, Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, abençoará o sino que será colocado na matriz. 

Já às 11h, uma celebração marca a inauguração de um painel catequético, que conta os 90 anos da devoção a Aparecida na comunidade. Na parte da tarde, às 15h uma procissão marca as ruas do bairro, e segue com a última missa às 16h. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários