Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Na Assembleia Legislativa, evento destaca a CF 2026

Na Assembleia Legislativa, evento destaca a CF 2026 - Jornal O São Paulo
Luciney Martins/O SÃO PAULO

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, na quin­ta-feira, 26 de fevereiro, sessão solene em referência à Lei Estadual nº 17.766/2023, que institui o Dia Estadual de Abertura da Campanha da Fraternidade, e marcou o início, no estado de São Paulo, da Cam­panha da Fraternidade 2026, cujo tema é “Fraternidade e Moradia”.

A sessão solene foi proposta pela de­putada estadual Márcia Lia e reuniu au­toridades eclesiásticas, representantes de pastorais e movimentos sociais ligados à temática da moradia.

Na Assembleia Legislativa, evento destaca a CF 2026 - Jornal O São Paulo

Compuseram a mesa o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribei­rão Preto (SP) e Presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bis­pos do Brasil (CNBB); Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar de São Paulo e Secretário-geral do Regional Sul 1; e Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, Bispo de Registro (SP) e Referencial Na­cional da Pastoral da Moradia e Favelas.

DIGNIDADE HUMANA

Na Assembleia Legislativa, evento destaca a CF 2026 - Jornal O São Paulo

Em sua intervenção, Dom Odilo destacou que a Campanha “não trata de amenidades”, mas de uma “chaga” social ligada à justiça e à dignidade humana. Recordando a realidade das periferias paulistanas e de outras re­giões do País, chamou a atenção para famílias que vivem em áreas de risco, moradias precárias ou em situação de rua. “Moradia digna é direito humano reconhecido pela Constituição”, afir­mou, defendendo um pacto social que envolva poder público e sociedade para a efetivação desse direito.

Dom Moacir agradeceu a lei que re­conhece a abertura da Campanha no Estado e expressou o desejo de que a iniciativa contribua para o avanço de políticas públicas habitacionais. Já Dom Manoel reforçou que a moradia é direi­to fundamental e condição básica para a vida, conclamando à conversão pessoal e social diante da crise habitacional.

Na Assembleia Legislativa, evento destaca a CF 2026 - Jornal O São Paulo

O coordenador regional da Campa­nha, Cláudio Lima Vieira, apresentou iniciativas apoiadas com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade, ges­to concreto realizado no Domingo de Ramos. Representando movimentos sociais, Odenil Gonçalves Leonel (De­nis da Moradia) entregou documento à Arquidiocese, sublinhando a urgência de ações estruturantes em favor das po­pulações mais vulneráveis.

Deixe um comentário