Na Brasilândia, 700 pessoas participam da gincana bíblica da Jornada Regional da Juventude

Taíse Cortês

O Santuário Sião Jaraguá, na manhã do domingo, 20, recebeu mais de 700 jovens dos seis setores pastorais da Região Brasilândia para mais uma etapa da Jornada Regional da Juventude (JRJ) – Ano Vocacional, que vem sendo realizada ao longo de 2023.

Sobre a realização deste evento, Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, ressaltou que a juventude é um dos pontos prioritários de ação na Região. Planejou-se esta Jornada, portanto, em um formato mais dinâmico, de gincana e em etapas, com o propósito do engajamento dos jovens de todo o território episcopal para ações de espiritualidade, solidariedade, partilha, confraternização e socialização.

A JRJ Brasilândia começou em novembro de 2022. Já aconteceram três encontros ao longo deste ano e o último será em 26 de novembro, com louvor, gincana e shows.

A etapa do último domingo foi marcada por uma grande gincana bíblica. A manhã foi iniciada com a chegada dos grupos e uma pausa para um momento de espiritualidade, com a acolhida da réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, trazida do Santuário de Fátima, em Portugal.

Logo após, aconteceram as atividades valendo pontos para os setores, com uma mesa de jurados composta por Dom Carlos Silva; Padre Gustavo Hanna Crespo, Reitor do Santuário; Irmã Brígida Schwmbach, religiosa das Irmãs Mestras Pias Filippini; e o casal Lylyara Barbosa Costa e José Edivanio Soares de Aquino, da Paróquia Santa Edwiges e São Miguel Arcanjo, da Diocese de Campo Limpo.

Cada grupo apresentou um grito de guerra e escolheu um padroeiro (representado por uma mascote), indicando a sua história e a justificativa da escolha. Em seguida, houve um momento de perguntas e respostas sobre a Bíblia.

Irmã Brígida ressaltou sua admiração pela participação dos jovens, a partir do chamado do Bispo Auxiliar, e enalteceu esse trabalho regional de motivação do Ano Vocacional com os jovens, nesta fase da vida em que são motivados a discernir pelo apostolado leigo, a missão, a vida em família, o sacerdócio ou a vida consagrada.

A manhã foi encerrada com a missa presidida por Dom Carlos Silva, e concelebrada pelo Padres Armênio Rodrigues Nogueira, Vigário Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu; Gustavo Hanna Crespo, Gabriel Felipe Oberle e Rafael Tavares da Mota, estes últimos Padres de Schoenstatt.

Ao final da celebração, o Bispo deu uma bênção especial aos religiosos e religiosas presentes, lembrando o apoio durante a JRJ de representantes do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de São Paulo; Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars; Instituto das Irmãs Mestras Pia Filippini e Irmãs Missionárias de Maria (Xaverianas).

A jovem Heloisa Santana de Souza, da Paróquia Santíssima Trindade, Setor Perus, lembrou o desafio inicial para a montagem da equipe setorial, “Foi difícil no início, devido à dificuldade de se conseguir atrair mais jovens. Pensamos em novas estratégias e conseguimos montar um grupo animado e preparado para viver a JRJ com toda intensidade que é própria da juventude”, relatou.

Por Taíse Cortês
Colaboradora de comunicação na Região Episcopal Brasilândia

No sábado, 19, no Santuário Sião Jaraguá, cerca de 250 pessoas participaram do Encontro Anual Regional da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Na ocasião, comemorou-se o aniversário de 20 anos da chegada da Imagem Peregrina Auxiliar na Região Brasilândia, com missa presidida pelo Padre Gustavo Hanna Crespo, Reitor. O Padre e a Irmã Márcia Silva, assessores da Campanha, e os coordenadores Sheila e Alex Formigoni foram os responsáveis pelo dia de formação, com palestras e motivações para que todas as paróquias da Região recadastrem suas imagens para o jubileu de 75 anos da Campanha, que acontecerá em 2025. O próximo encontro será em 17 de agosto de 2024. (por Sueli Vilarinho)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários