Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

No ‘Dia de Finados’, Dom Cícero exorta fiéis a não sepultar do coração as pessoas falecidas

No ‘Dia de Finados’, Dom Cícero exorta fiéis a não sepultar do coração as pessoas falecidas - Jornal O São Paulo
João Pedro Alves

“Em Cristo brilha para nós a esperança da feliz ressurreição; e se a certeza da morte nos entristece, conforta-nos a promessa da futura imortalidade. Senhor, para os que creem em vós a vida não é tirada, mas transformada e, desfeita esta morada terrestre, nos é dada uma habitação eterna no céu.” Este trecho do Prefácio dos Fiéis Defuntos ecoou na Missa celebrada no Cemitério da IV Parada, na manhã desta segunda-feira, 2 de novembro, Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

A Eucaristia foi presidida por Dom Cícero Alves de França e concelebrada pelos Padres José Mário Ribeiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Assessor Eclesiástico para a Pastoral da Esperança na Região Belém; Arlindo Teles Alves, Pároco da Paróquia São José do Maranhão; Gildásio Tanajura, CSS, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho; e Elson Paulo Lopes, CSsP. A celebração contou ainda com a assistência do Diácono Leonardo Ribeiro.

No ‘Dia de Finados’, Dom Cícero exorta fiéis a não sepultar do coração as pessoas falecidas - Jornal O São Paulo

Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Belém destacou o amor de Jesus por seus amigos e sua comoção diante da morte de Lázaro, recordada no Evangelho proclamado na celebração. Ao comentar que Jesus chorou pela morte do amigo, o Prelado ressaltou que Cristo também se compadece daqueles que sofrem pela perda de pessoas queridas: “Cada irmão e cada irmã que morre, Jesus sente; e cada irmão e cada irmã que chora pela morte de alguém querido, Jesus também chora junto”.

O Bispo explicou que a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos é uma oportunidade não apenas de cultivar a saudade, mas também de renovar o amor por aqueles que partiram e professar a fé na ressurreição. “A pior coisa que pode acontecer para nós é sepultarmos as pessoas que amamos no nosso coração, esquecermos delas. Não podemos esquecer de quem já morreu”, enfatizou.

Dom Cícero recordou que a ressurreição de Cristo é o fundamento da esperança cristã diante da morte. Segundo ele, a fé no Ressuscitado permite enfrentar a perda e a própria finitude com confiança, pois Jesus venceu a morte e permanece ao lado daqueles que sofrem, consolando e enxugando suas lágrimas.

No ‘Dia de Finados’, Dom Cícero exorta fiéis a não sepultar do coração as pessoas falecidas - Jornal O São Paulo

Ao relacionar a celebração à reflexão sobre a própria existência, o Bispo convidou os fiéis a viverem a vida como dom de Deus, com esperança, amor e disposição para fazer o bem. “Hoje, Jesus nos convida a sairmos dos nossos túmulos. Convida-nos a viver a vida como dom de Deus, fazendo o bem aos outros e amando”, disse.

Por fim, Dom Cícero exortou os presentes a demonstrarem o amor pelas pessoas queridas enquanto estão vivas, por meio de gestos concretos de cuidado. Também recordou a importância de rezar pelos falecidos, especialmente por aqueles que já não têm quem interceda por eles, confiando todos à misericórdia de Deus.

Por Fernando Arthur
Colaboração de Comunicação na Região Belém

Deixe um comentário