Na Paróquia São Pedro Apóstolo, Dom Odilo fala sobre a missão da Igreja e visita enfermos e estudantes

Ao longo desta semana, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, realiza visita pastoral à Paróquia São Pedro Apóstolo, no Decanato Santa Marta, Santa Maria e São Lázaro da Região Santana.

As visitas pastorais são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano ou, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais. Esse é um costume desde os primórdios da Igreja, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades, confirmando os irmãos na fé.

Na quarta-feira, 25, terceiro dia da visita, Dom Odilo se reuniu com os membros de pastorais e movimentos da matriz paroquial e das Comunidades Santa Rosa de Lima e Nossa Senhora Aparecida.

Durante o encontro, também com a participação do Padre Claudinei de Arruda Lucio, Pároco, o Arcebispo falou dos três eixos essenciais da missão pastoral da Igreja em São Paulo: anúncio do Evangelho; santificação das pessoas; e o serviço e testemunho da caridade.

Estes eixos foram ressaltados nas reflexões do 1º sínodo arquidiocesano (2017-2023) e, segundo o Arcebispo, devem embasar toda ação evangelizadora e pastoral dos agentes na Paróquia e nas comunidades.

Ao longo do encontro na matriz paroquial, Dom Odilo também ressaltou a missão catequética para a evangelização.

IDA A UMA COMUNIDADE E A UM COLÉGIO

Ainda na quarta-feira, à tarde, o Cardeal Scherer esteve na Comunidade Santa Rosa de Lima, na Vila Rosa, e conversou com as Irmãs Ana, Rosa e Teresinha. O Padre Claudinei de Arruda a líder pastoral Michele acompanharam a atividade.

Pela manhã, Dom Odilo visitou o Colégio Santa Gema, administrado pela Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz. Fundado em 1940, o colégio é dirigido atualmente pela Irmã Cláudia Reis, uma das sete religiosas que vivem no convento.

A escola está no bairro há 84 anos e tem hoje 232 alunos, do maternal ao Ensino Médio.

“Nossa missão educativa faz com que todas as religiosas, independente do setor onde realiza sua missão é chamada a ser educadora!”, destacou irmã Cláudia Reis.

Durante a vista, o Cardeal conheceu as dependências da escola; cumprimentou os alunos em algumas salas de aula e foi homenageado pelas crianças. Ele também presidiu a missa na Capela das Irmãs Passionistas e almoçou com as religiosas.

PRÓXIMO AOS MAIS FRÁGEIS

Já na terça-feira, 24, no segundo dia da visita, o Cardeal foi ao Abrigo Frederico Ozanam, administrado pelos Vicentinos da Paróquia. Atualmente, 25 idosas vivem no local.

Dom Odilo também visitou uma família de paroquianos na região do Horto Florestal. Os médicos Norma e Josias já não podem mais sair de casa para ir à capela das Irmãs Palotinas, onde sempre participavam das celebrações.

Josias, 92, sofre do mal de Alzheimer. Norma também tem dificuldades de locomoção. Durante a visita, dom Odilo e Padre Claudinei fizeram uma oração com a família e todos puderam comungar.

Na manhã do mesmo dia, o Arcebispo foi à casa das Irmãs Palotinas, uma das congregações que atuam na Paróquia, onde presidiu a missa, concelebrada pelo Pároco.

Ao lado do Horto Florestal, a casa abriga mais de dez irmãs idosas que já não trabalham mais por causa da idade ou problemas de saúde. No local, elas recebem tratamento de saúde por profissionais da área e todos os cuidados necessários. A maioria das irmãs já tem mais de 80 anos e duas delas estão acamadas.

Na noite da terça-feira, Dom Odilo presidiu missa na igreja matriz, durante a qual enfatizou a importância da família e convidou os fiéis a serem família de Jesus, propagando sua Palavra ao próximo. Também questionou a assembleia sobre o que é ser cristão e complementou exortando todos à paz e à harmonia.

(Com informações do jornalista Edmilson Fernandes e fotos de Juliana Ribeiro)

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Mirian Cardoso Lapa Neves
Mirian Cardoso Lapa Neves
1 mês atrás

É muito bom …receber a visita de nosso Pastor maior…defeitos todos temos…e ser corrigido com o Amor do nosso Cardeal é gratificante, volte sempre D.Odilo