Na Sé, mais de 200 jovens participam da Jornada Regional da Juventude

Cuca Fotos

O Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Setor Perdizes, ficou lotado no sábado, 5. Mais de 200 jovens vindos de diversas paróquias da Região Sé vivenciaram um momento de grande alegria: a Jornada Regional da Juventude (JRJ), em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ocorrida em Lisboa, Portugal.

Esse evento foi idealizado em resposta ao convite do Papa Francisco: fazer com que a JMJ provocasse um movimento do jovem nas suas realidades locais, principalmente daqueles que não tiveram a oportunidade de participar em Portugal.

Tudo foi preparado pelos jovens, com muita animação e empenho, até mesmo com a colaboração daqueles que se encontravam em Lisboa e enviaram suas sugestões e se uniram em orações.

Os jovens se encontraram em quatro pontos da Região Sé: Basílica Nossa Senhora do Carmo (Setor Cerqueira César); Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate (Setor Pinheiros); Paróquia do Santíssimo Sacramento (Setor Paraíso) e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Setor Bom Retiro). Nessas igrejas, eles rezaram o Terço e seguiram em peregrinação até o Santuário, animados e fortalecidos pelo tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39).

A alegria tomou conta dos que já estavam no Santuário, com a chegada entusiasmada dos grupos com seus cantos, bandeiras e muita motivação.

Após todos se encontrarem, houve a celebração eucarística, totalizando mais de 500 participantes, contando com a presença também de paroquianos, agentes da comunicação, catequistas, membros de comunidades religiosas e novos movimentos.

Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, presidiu a missa, que foi concelebrada por diversos padres atuantes na Região.

ALEGRIA E FRATERNIDADE

“Lisboa é aqui!”. Esse foi o slogan que os jovens adotaram. Animados pela presença das réplicas da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, os jovens se uniram em um intenso momento de louvor e confraternização. Houve a integração entre os diferentes grupos, oriundos de diversas paróquias que, num clima de comunhão, partilharam o lanche e os cantos e danças que os acompanharam por toda a tarde.

Como de costume nas JMJs, houve um momento de Catequese, durante o qual Dom Rogério ressaltou: “O tempo da juventude é capaz de iluminar toda uma vida. Cristo, na vida de um jovem, é capaz de iluminar toda a sua existência. O jovem é sempre belo!”

Ao término da JRJ, os jovens participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento. O silêncio orante e os cantos de adoração proporcionaram aos jovens um momento de intimidade com Deus. Eles também puderam receber o sacramento da Reconciliação, já que vários padres estavam disponíveis para ouvir as Confissões.

Ao final do dia, os participantes receberam uma lembrança: um livro de orações, uma cruz e um cartão com uma mensagem de Dom Rogério.

TESTEMUNHOS

“A JRJ foi uma vivência fantástica, momento de partilha e acolhimento para nossa juventude! É contagiante ver os jovens de joelhos diante do Nosso Jesus Sacramentado. Isso nos enche de amor para seguir adiante sendo discípulos conforme nossa fé! Que possamos ser como Maria, dando nosso ‘sim’ diariamente com o nosso servir!” (Gabriela Cruz – Coordenadora do EJC da Paróquia do Santíssimo Sacramento, Setor Paraíso)

“Eu acho importante eventos assim, nessa época em que estamos, pois com o tempo as pessoas vão deixando a religião de lado. O evento vem para reavivar a fé no coração do jovem. Isso vale pra tudo, pra vida. É sempre bom procurar porque a fé move tudo!” (Pedro – Acólito no Santuário Nossa Senhora de Fátima, Setor Perdizes).

“A galera é muito animada. Não esperava que fosse assim. Imaginei um evento mais fechado, mas já fiz várias amizades. Todos são muito acolhedores. O evento superou minhas expectativas. É muito bom saber que você não está sozinho.” (Leonardo – Jovem participante da JRJ).

No dia 31 de julho, foi celebrada a festa patronal da Paróquia Santo Inácio de Loyola e São Paulo, Setor Paraíso. A missa, presidida pelo Padre Danilo Alves Lima, SSP, Colaborador Paulino da Paróquia, foi concelebrada pelo Padre Carlos Alberto da Silva, SSP, Formador e Superior da Comunidade, e Padre Luiz Miguel Duarte Francisco, SSP. Na homilia, foi destacado o exemplo de Santo Inácio, que encontrando a conversão da sua vida por meio do estudo da Palavra e da biografia dos Santos, renunciou a tudo para viver na humildade, resumiu suas experiências e reflexões nos “Exercícios Espirituais” e fundou a Companhia de Jesus. (por Mariel Montiel Aponte)

Em junho, Dom Rogério Augusto das Neves presidiu a celebração eucarística no Espaço Ecumênico do Hospital Samaritano Higienópolis, Durante a missa, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé destacou o apoio espiritual para a recuperação dos pacientes, lembrando a todos que a fé pode ser um importante aliado em momentos difíceis. Ele expressou sua gratidão pela missa e enfatizou a importância do trabalho conjunto entre instituições religiosas e hospitais para promover o bem-estar dos pacientes. (por Eric Fernando Franco dos Santos Lustosa)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários