‘Não é Deus que nos castiga, mas colhemos os frutos das nossas escolhas’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta sexta-feira, 7, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo refletiu a partir da Primeira Leitura (Na 2,1.3;3,1-3.6-7), na qual o profeta Naum traz uma mensagem de esperança ao povo de Israel que estava abatido no exílio, sentindo o peso dos próprios erros e fracassos, por ter confiado nos ídolos e não no próprio Deus. Contudo, diante de tanto sofrimento e humilhação, o povo toma consciência e se volta para Deus, que sempre os acolhe com misericórdia. ­­

“Isso vale para todos nós, para a Igreja, para toda a humanidade. Quando fazemos o mal, sentimos o peso do erro que cometemos. Não é Deus que nos castiga, mas colhemos os frutos das nossas escolhas”, ressaltou o Cardeal.

VOLTAR-SE PARA DEUS

Dom Odilo, acrescentou que, neste tempo de pandemia, muitas pessoas questionam se seria um castigo divino. Ele recomendou que antes, todos se perguntem: “O que fizemos? Onde está o nosso erro? Porque essa pandemia surgiu, como ela se espalha, o que não fizemos para evita-la?”.

“Não significa que Deus manda um vírus para nos fazer mal. Nós colhemos as consequências de nossos erros, ou, então, alguém ou todos colhem as consequências dos erros de outras pessoas”, completou o Arcebispo, exortando todos a renovarem a confiança em Deus, voltando-se a ele e dizendo: “Senhor, tende piedade de nós!”

Por fim, o Cardeal Scherer enfatizou que Deus é o Senhor da vida. “Por isso, nós, todos os dias, ao celebrar a missa e ao ouvir a Palavra de Deus, procuramos nos voltar para ele, que nos quer dar a vida em plenitude”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários