‘Não estamos unidos simplesmente a uma doutrina, mas à pessoa de Jesus Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quinta-feira, 28, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Como tem feito todos os dias, dom Odilo rezou pelas intenções de todos aqueles que sofrem os impactos da pandemia de COVID-19, especialmente os doentes, profissionais da saúde e falecidos.

ORAÇÃO DE JESUS

Na homilia, o Cardeal fez uma reflexão a partir do Evangelho do dia (Jo 17, 20-26), que continua a narrar a parte final do discurso de despedida de Jesus, que se tornou oração. “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra”, pede Jesus.   

“Aqui está claro que Jesus quer que sua Palavra continue pela ação dos apóstolos e daqueles que os sucederem. Portanto, ele rezou por nós também. Desde a criação do mundo, Deus nos amou e nos conheceu”, afirmou Dom Odilo.

Cristo continua sua oração, pedindo para que todos sejam um como o Pai está nele e ele no Pai, e acrescenta: “Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

UNIDADE DOS CRISTÃOS

O Cardeal Scherer ressaltou que permanecer no nome de Jesus significa estar unido a sua pessoa. “Não estamos unidos simplesmente a uma doutrina ou elaboração intelectual, mas à pessoa de Jesus Cristo”, afirmou.

Recordando a Semana de Oração pela Unidade de Oração, celebrada entre os dias 24 e 31, o Arcebispo pediu para que as palavras de jesus inspire as Igrejas cristãs a buscarem a unidade pedida por Jesus. 

“Que possamos todos nós, cristãos, caminhar no nome de Jesus. Os que estão com Jesus não podem estrar separados entre si. Por isso, todos devemos nos esforçar para alcançar a unidade”.

DONS DO ESPÍRITO SANTO

Ao falar sobre a preparação para a Solenidade de Pentecostes, no próximo domingo, 31, Dom Odilo chamou a atenção para a oração da liturgia do dia, em que é pedido a Deus que seu “Espírito nos transforme com a força dos seus dons, dando-nos um coração capaz de agradar-vos e de aceitar a vossa vontade”.

“Sem o Espírito Santo ninguém e capaz de agradar a Deus”, enfatizou o Cardeal,  fazendo uma breve explicação de cada um dos seus sete dons”.

Sobre o dom da sabedoria, Dom Odilo explicou que consiste no conhecimento que vem a partir da luz de Deus. O entendimento significa compreender o sentido correto das coisas e, portanto, leva ao uso correto delas.

O dom do conselho permite realizar as coisas certas e acertar nas decisões. “A fortaleza é a coragem, a perseverança no que precisamos fazer e não desanimar”, continuou o Arcebispo.

Quanto ao dom da ciência, dom Odilo esclareceu que trata-se da ciência sobrenatural, que vem da proximidade de Deus. “Quem mais se aproxima de Deus tem conhecimento das coisas dele”.

Já a piedade é “o dom da religião”, pelo qual se vive corretamente a fé, “diante de Deus e por uma vida virtuosa”.

Por fim, o Cardeal explicou que o temor de Deus não é o medo, mas é “o santo respeito por Deus”. “É o início de toda a religião, que nos traz aquela vigilância prudente e salutar, faz-nos respeitar e adorar a Deus… faz-nos reconhece-lo como tal”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários