No Belém, Loredana Vigini, missionária italiana, é recordada em missa

Pascom paroquial

Na quinta-feira, 9, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, na Mooca, em sufrágio de Loredana Vigini, 53, missionária italiana morta no dia 4, por complicações decorrentes de um atropelamento que sofrera no começo deste mês. 

Entre os concelebrantes da missa esteve o Padre Eduardo Bina, Pároco da Paróquia Santa Cruz, que está responsável em acompanhar, representando a Arquidiocese de São Paulo, o corpo da missionária até a Itália, onde será sepultada. Também participaram da missa membros da Missão Belém, que Loredana teve muito contato. 

Na homilia, ao falar sobre o Evangelho da ressurreição de Lázaro, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém recordou que esta passagem traz a certeza de que quem crê em Deus não morre. “Imagino a Loredana como uma semente que foi lançada à terra. Essa semente vai morrer, e desta semente nasce uma árvore”, afirmou. 

Dom Cícero destacou que somente quem tem os olhos fixos em Jesus teria a coragem de sair de seu país para ser missionária em terra estrangeira, como fez Loredana. O Prelado exortou que os fiéis peçam a Deus o dom da fé, para que, assim como Loredana, tenham “os olhos fixos Nele”. E completou: “Somos convidados a anunciar ao mundo, muitas vezes tão marcado pela sombra da morte, de que quem vive e crê Nele não morre”. 

Ao final da celebração, Padre Gianpietro Carraro, fundador da Missão Belém, recordou a memória de Loredana e como a conheceu na Itália. “Viveu com entusiasmo e com amor a Jesus”, ressaltou. 

Vida dedicada à Igreja

Nascida em Trieste, na Itália, em 5 de outubro de 1969, Loredana Vigini ingressou, em 1990, como missionária na Comunidade Missionária de Villaregia, uma associação pública de fiéis voltada à missão ad gentes. Em 1998, concluiu a graduação em Teologia. Em seu país natal, colaborou com as iniciativas de animação missionária, incluindo a participação em encontros em paróquias e escolas. 

Em 2008, com o apoio da Diocese de Trieste, Loredana foi enviada em missão ao Brasil, tendo atuado inicialmente em Belo Horizonte (MG), na formação das lideranças, acompanhada pela Comunidade Missionária de Villaregia. Retornou à Itália em 2011, quando iniciou um projeto artístico-cultural missionário na cidade de Tergestina, com a criação de oficinas e espetáculos para apoiar as atividades missionárias e educar os jovens para a solidariedade. Em 2012, para se dedicar integralmente ao serviço da evangelização missionária e da formação dos jovens e adultos alcançados pelo projeto, deixou a Comunidade Missionária Villaregia e fundou a Semente Viva, uma associação privada de fiéis reconhecida pela Diocese de Trieste. 

Voltou ao Brasil em 2017, passando a se dedicar à formação de catequistas e animadores bíblicos no método de Bibliodrama Pastoral, em comunhão e colaboração com a Comissão Episcopal de Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos anos seguintes, assessorou eventos de catequese de âmbito regional e nacional. Loredana Vigini publicou dois livros no Brasil, pela editora Ave Maria: “Bibliodrama Pastoral na catequese. Hardware expressivo e experiência para comunicar o texto sagrado às crianças”, em 2017; e “Bibliodrama Pastoral na catequese. Manual Geral do Método. 140 Ferramentas para um encontro expressivo e experiencial com um texto bíblico. Para jovens e adultos”, em 2019. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários