No centro da capital, Convento São Francisco apresenta exposição de presépios

Realizada pela 33a vez, iniciativa celebra os 800 anos da criação do presépio

No centro da capital, Convento São Francisco apresenta exposição de presépios, Jornal O São Paulo
Moacir Beggo

O Convento São Francisco, no centro de São Paulo, abriu, no domingo, 11, a 33ª Exposição Franciscana de Presépios, antecipando a comemoração dos 800 anos da criação do presépio em Greccio, na Itália por São Francisco de Assis.

A inauguração da exposição aconteceu com missa, presidida pelo Frei Mário Tagliari, guardião e Pároco, e prosseguiu com bênção e aspersão no primeiro presépio, lembrando a gruta e o altar de Greccio. 

“São Francisco de Assis, no Natal de 1223, quis viver o Natal de uma forma diferente, como ninguém tinha vivido ainda. Não apenas celebrar a Missa de Natal numa catedral, numa basílica. Ele queria mais do que isso, porque estava vivendo profundamente o mistério de Deus na sua vida. Aí, literalmente, ele diz: ‘Quero ver com os meus olhos como Deus fica deitado entre palhas, numa manjedoura entre o boi e o burro’”, recordou o religioso.

No centro da capital, Convento São Francisco apresenta exposição de presépios, Jornal O São Paulo

Na exposição deste ano, a surpresa ficou por conta de um presépio “gigante”, que ocupou todo o coro da igreja. Este grande presépio foi confeccionado e doado à Fraternidade do Convento pelo senhor Sílvio Galvão, cenógrafo e autor do cenário do programa “Castelo Ra-tim-bum”.

“Sentando-se nas estalas (lugar antigo de orações dos frades), cada visitante é chamado a silenciar e a apreciar a beleza, a humildade, o drama e a delicadeza do mistério do Verbo que se fez carne”, explicou Frei Alberto Eckel Junior, coordenador deste projeto. 

No centro da capital, Convento São Francisco apresenta exposição de presépios, Jornal O São Paulo

A exposição está aberta de terça à sexta-feira, das 14h às 16h. Aos sábados e domingos, das 9h às 12h. Entretanto, para visita guiada em grupo é recomendável o agendamento prévio. 

O Santuário São Francisco fica no Largo São Francisco, 133, no centro. Os agendamentos podem ser feitos pelo número (11) 3291-2400 e pelo WhatsApp (11) 99546-2500. Há ainda o e-mail santuariosf@franciscanos.org.br.

Fonte: Franciscanos.org

1 comentário em “No centro da capital, Convento São Francisco apresenta exposição de presépios”

  1. Bom dia!!! Até que data ficará aberta a visitação à 33a. Exposição de Presépios?
    É cobrado ingresso para grupos? Se sim, qual os valores dos ingressos?
    Eu gostaria de saber se dia 08/01 ainda estará montada a exposição, pois vou com um grupo pequeno, à São Paulo, entre 10 até 18 pessoas no máximo, que eu irei levar, com Van executiva. Se ainda estiver montada eu gostaria muito de visitar. Como faço Aguardo resposta, obrigada, Maria Emilia-FUNCULT DIVERSÃO E CULTURA AO SEU ALCANCE.

    Responder

Deixe um comentário