Foi publicada na segunda-feira, 15, a nomeação dos membros da nova direção da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo, no bairro do Ipiranga, na zona Sul da capital paulista.
O novo Diretor é o Padre Everton Fernandes Moraes; o Vice-Diretor, Padre Ricardo Cardoso Anacleto; e o Secretário-Geral, Padre Ediclei Araújo da Silva.
A nomeação foi feita pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Grão-Chanceler da instituição, e confirmada pela Congregação para a Educação Católica, da Santa Sé, no dia 9 de março. A nova direção toma posse do ofício no dia 20 de julho, às 9h.
Instituída em 26 de fevereiro de 2014, a Faculdade de Direito Canô- nico São Paulo Apóstolo é a primeira desse gênero no Brasil, sendo fruto da elevação do então Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”.
NOVA DIREÇÃO
Padre Everton – Tem 37 anos e foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 2009, na Arquidiocese de São Paulo. É graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo em 2014 e, em 2015, doutorou-se pela mesma instituição.
Também exerce os ofícios de Chanceler do Arcebispado de São Paulo; Promotor de justiça da Arquidiocese de São Paulo; Promotor de justiça do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo; Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor e Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.
Padre Ricardo – Tem 37 anos e foi ordenado presbítero em 16 de setembro de 2007, na Arquidiocese de São Paulo. É graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, em 2013, e doutorou-se pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 2017.
Atualmente, exerce os ofícios de Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios; Assessor Canonista para as novas comunidades, associações de fiéis e movimentos presentes na Arquidiocese de São Paulo; Oficial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo; e Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.
Padre Ediclei – Tem 36 anos e foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 2013, pela Congregação dos Legionários de Cristo. É bacharel em Humanidades Clássicas pela Legion of Christ College of Humanities, nos Estados Unidos, em Filosofia pelo Ateneo Regina Apostolorum, em Roma, e em Teologia pelo Ateneo Regina Apostolorum e pelo Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e, desde 2018, é doutorando em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires, Argentina.
Atualmente, também exerce os ofícios de Diretor Espiritual do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil e Oficial dos tribunais eclesiásticos Interdiocesano de São Paulo e Diocesano de Osasco.
AGRADECIMENTO
Na ocasião da nomeação da nova direção, o Cardeal Scherer também manifestou seu agradecimento ao até então Diretor da Faculdade, Cônego Martin Segu Girona, pelo dedicado trabalho e a missão pioneira que ele e os demais membros da direção anterior desempenharam nos encaminhamentos para a criação da Faculdade e no seu primeiro mandato diretivo. “Muitos canonistas foram formados sob a sua orientação, os quais prestam inestimáveis serviços à Igreja em São Paulo e em várias partes do Brasil”, destacou.
Em entrevista ao O SÃO PAULO, Padre Everton afirmou que acolhe a nova missão com alegria, consciente da responsabilidade que ele e os demais membros da direção terão à frente de uma instituição que, desde sua origem como instituto, tem mais de 20 anos de história, prestando um serviço para a Igreja em São Paulo e no Brasil.
“O Direito Canônico está a serviço das realidades que compreendem o mistério da Igreja, para salvaguardar o bem das instituições e, sobretudo, os direitos dos fiéis. Em outras palavras, como costuma dizer o Cônego Segu, para ordenar a caminhada do povo de Deus”, completou.
LEIA TAMBÉM:
Decreto de Nomeação dos Membros da Direção da Fauldade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo
Carta de Dom Odilo Pedro Scherer ao Revmo. Côn. Martin Segu Girona