Nomeada nova direção da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo

Foi publicada na segunda-feira, 15, a nomeação dos membros da nova direção da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo, no bairro do Ipiranga, na zona Sul da capital paulista.

O novo Diretor é o Padre Everton Fernandes Moraes; o Vice-Diretor, Padre Ricardo Cardoso Anacleto; e o Secretário-Geral, Padre Ediclei Araújo da Silva.

A nomeação foi feita pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Grão-Chanceler da instituição, e confirmada pela Congregação para a Educação Católica, da Santa Sé, no dia 9 de março. A nova direção toma posse do ofício no dia 20 de julho, às 9h.

Instituída em 26 de fevereiro de 2014, a Faculdade de Direito Canô- nico São Paulo Apóstolo é a primeira desse gênero no Brasil, sendo fruto da elevação do então Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”.

NOVA DIREÇÃO

Padre Everton – Tem 37 anos e foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 2009, na Arquidiocese de São Paulo. É graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo em 2014 e, em 2015, doutorou-se pela mesma instituição.

Também exerce os ofícios de Chanceler do Arcebispado de São Paulo; Promotor de justiça da Arquidiocese de São Paulo; Promotor de justiça do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo; Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor e Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Padre Ricardo – Tem 37 anos e foi ordenado presbítero em 16 de setembro de 2007, na Arquidiocese de São Paulo. É graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, em 2013, e doutorou-se pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 2017.

Atualmente, exerce os ofícios de Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios; Assessor Canonista para as novas comunidades, associações de fiéis e movimentos presentes na Arquidiocese de São Paulo; Oficial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo; e Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Padre Ediclei – Tem 36 anos e foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 2013, pela Congregação dos Legionários de Cristo. É bacharel em Humanidades Clássicas pela Legion of Christ College of Humanities, nos Estados Unidos, em Filosofia pelo Ateneo Regina Apostolorum, em Roma, e em Teologia pelo Ateneo Regina Apostolorum e pelo Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e, desde 2018, é doutorando em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires, Argentina.

Atualmente, também exerce os ofícios de Diretor Espiritual do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil e Oficial dos tribunais eclesiásticos Interdiocesano de São Paulo e Diocesano de Osasco.

AGRADECIMENTO

Na ocasião da nomeação da nova direção, o Cardeal Scherer também manifestou seu agradecimento ao até então Diretor da Faculdade, Cônego Martin Segu Girona, pelo dedicado trabalho e a missão pioneira que ele e os demais membros da direção anterior desempenharam nos encaminhamentos para a criação da Faculdade e no seu primeiro mandato diretivo. “Muitos canonistas foram formados sob a sua orientação, os quais prestam inestimáveis serviços à Igreja em São Paulo e em várias partes do Brasil”, destacou.

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Padre Everton afirmou que acolhe a nova missão com alegria, consciente da responsabilidade que ele e os demais membros da direção terão à frente de uma instituição que, desde sua origem como instituto, tem mais de 20 anos de história, prestando um serviço para a Igreja em São Paulo e no Brasil.

“O Direito Canônico está a serviço das realidades que compreendem o mistério da Igreja, para salvaguardar o bem das instituições e, sobretudo, os direitos dos fiéis. Em outras palavras, como costuma dizer o Cônego Segu, para ordenar a caminhada do povo de Deus”, completou.

LEIA TAMBÉM:

Decreto de Nomeação dos Membros da Direção da Fauldade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo

Carta de Dom Odilo Pedro Scherer ao Revmo. Côn. Martin Segu Girona

Confirmação da Santa Sé do Decreto de Nomeação dos Membros Diretores da Faculdade de Direito Canônico

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários