Nova Presidência do Regional Sul 1 toma posse no encerramento da 85ª Assembleia do episcopado paulista

Dom Júlio Endi Akamine, Dom Moacir Silva e Dom Carlos Silva, OFMCap., agradeceram seus antecessores fizeram votos de gratidão pela eleição e o propósito de uma gestão de comunhão à frente das atividades pastorais no Estado de São Paulo

Regional Sul 1 da CNBB

Em Indaiatuba, no Mosteiro de Itaici, na manhã desta quinta-feira, dia primeiro de junho, ocorreu o encerramento da 85ª Assembleia do Conselho Episcopaldo Regional Sul 1 (CONSER), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Desde a última terça-feira, dia 30 de maio, o episcopado paulista, os padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral e os agentes representantes de organismos vinculados ao Regional estão reunidos para o encontro de reflexão que também elegeu a nova Presidência da Entidade.

Nesta manhã, após a celebração da Santa Missa, os participantes acompanharam o Relatório Pastoral das pastorais, movimentos e serviços eclesiais do Estado de São Paulo. O momento foi apresentado pelo Bispo Diocesano de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano, então Vice-Secretário do Regional Sul 1, que encerrou sua missão hoje.

Dom Edmilson explicou a função e organização das comissões que favorecem o trabalho pastoral no Regional, bem como dos projetos missionários mantidos pela entidade. O Bispo de Guarulhos apresentou um vídeo que sintetizou as atividades desenvolvidas pelos agentes de pastoral paulistas.

ATO DE POSSE

Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, até então Presidente da Entidade, no ato de posseda nova Presidência, agradeceu seus pares, Dom Edmilson, seu Vice-Presidente, e Dom Luiz Carlos Dias, de São Carlos e Secretário do Regional até a manhã de hoje, e todos os padres, agentes de pastoral e colaboradores da Sede que somaram na atividade de animação no Estado de São Paulo, e resumiu o trabalho em três palavras, a saber, “missão, estrutura e pastoral”.

Uma salva de palmas da Assembleia reunida expressou a gratidão à Presidência que deixa a função e saudou os Bispos que assumem a responsabilidade no Regional.

“Agradeço a confiança depositada em nós da Presidência e nos outros órgãos que compõem o atual CONSER”, iniciou o novo Presidente do Regional Sul 1, Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, ao destacar a finalidade da Entidade de “fomentar o afeto colegial, o relacionamento, a ajuda recíproca, a solidariedade e a ação comum entre os bispos do Regional”.

Na ocasião de posse, Dom Júlio estava acompanhado pelo novo Vice-Presidente, Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, e pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Frei Carlos Silva, escolhido como Secretário do Regional.

Em nome de todo o episcopado paulista, o Presidentetambém expressou gratidão a Dom Pedro Luiz, Dom Edmilson e Dom Luiz Carlos, que terminam o mandato à frente do Regional Sul 1, pela atividade realizada.

“É preciso destacar no trabalho realizado pelo CONSER que nos antecede”, e ressaltou ainda Dom Júlio: “os esforços exercidos na administração e gestão da Sede e das ações pastorais, o desafio do longo e doloroso período de pandemia, a polarização político partidária, que ameaçou a unidade de nossas comunidades, e também do nosso Regional, o empenho nos vários campos da ação evangelizadora, desde a liturgia e a catequese, até a atuação social e política das pastorais sociais, a organização da Visita Ad Limina Apostolorum e o compromisso missionário nos projetos Sul 1– Norte 1 e na Diocese africana de Pemba”.

Após empossado, o Presidente do Regional Sul 1 pediu a oração de todos pelas atividades de animação pastoral que virão e desejou “que possamos trabalhar com afinco e com esperança, com seriedade e alegria que o Evangelho sempre nos dá. Nossa alegria é servir o Senhor e servir a Igreja. Mesmo que não tenhamos sucesso em tudo, é um privilégio servir as Igrejas Particulares paulistas”, e comfinalizou seu discurso com a seguinte prece: “Deus nos conceda a todos podermos dedicar nossas melhores energias neste trabalho que nos foi pedido e que assumimos com júbilo”.

Dom Moacir também reforçou os votos de gratidão pela eleição e o propósito de uma gestão de comunhão! Enfim, o Secretário empossado terminou a cerimônia de posse rogando a assistência divina e o auxílio da Padroeira do Brasil: “que Deus nos dê a graça para continuarmos a atividade pastoral já realizada. Queremos trabalhar de forma sinodal e participativa! Rogamos que Nossa Senhora Aparecida conduza nossos passos para que consigamos corresponder ao chamado de Jesus Cristo!”, disse Dom Frei Carlos.

Uma celebração e almoço festivo encerraram a 85ª Assembleia do CONSER com o tema “Uma Igreja em saída para as periferias”.

Fonte: Regional Sul 1 da CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários