O adeus à Irmã Devani Maria de Jesus, aos 74 anos

Religiosa das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral foi a primeira noviça da congregação fundada por Dom Paulo Evaristo Arns e ajudou a cuidar do ‘Cardeal da Esperança’ até o fim da vida dele

Irmã Devani com Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Pedro Luiz Stringhini (foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

“Uma Irmã carismática que sempre manifestou amor e dedicação à Vida consagrada e aos familiares das Irmãs; muito atuou em prol das vocações e no pastoreio de Dom Paulo Evaristo, o Cardeal Arns. Nos últimos tempos, em prol das irmãs idosas e enfermas. Uma Franciscana feliz”.

É assim que a Irmã Ivaldete Rodrigues, ministra geral da Congregação das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral refere-se à Irmã Devani Maria de Jesus, que morreu no sábado, 25, aos 74 anos de idade.

MODELO DE VIDA CRISTÃ

Irmã Devani nasceu em Anicuns (GO), em 10 de abril de 1948, e dez dias depois recebeu o sacramento do Batismo.

Ela se tornou aspirante à vida religiosa consagrada em 1962, em Goiânia (GO), sendo aluna e colaboradora do Colégio Santa Clara, tendo atuado em várias pastorais na Arquidiocese de Goiânia, bem como na alfabetização de adultos, seguindo o método Paulo Freire, e cursos profissionalizantes na Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

A partir de 30 de março de 1973, começou o Noviciado na Fraternidade do Colégio São Francisco de Assis, em São Paulo, tornando-se a primeira noviça da recém-fundada Congregação das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral, iniciada por Dom Paulo Evaristo Arns.

Irmã Devani fez sua profissão temporária em 15 de abril de 1974 e professou os votos perpétuos em 4 de fevereiro de 1978, em Taboão da Serra (SP).

“Como Religiosa Consagrada, atuou em várias Pastorais e serviços específicos na Congregação: Promotora Vocacional e Formadora das diversas etapas de formação inicial,  inclusive o noviciado; Ministra Local, Conselheira Geral, Vice-Ministra Geral, Assistente de Dom Paulo, Ministra Geral (2011-2015) e desde 2016 Ministra Local da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, em Taboão da Serra”, afirma Irmã Ivaldete ao recordar a biografia da Irmã Devani.

“Ela cuidava muito bem da saúde e bem estar de Dom Paulo, dela própria e das Irmãs”, testemunha Irmã Ivaldete.

Foto: Acervo das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral

MISSA DE 7O DIA

A missa de 7o Dia em sufrágio da Irmã Devani Maria de Jesus acontecerá na sexta-feira, 3, às 10h, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto (Rua Serra do Japi, 1.146 , Tatuapé).

guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Maurício Ribeiro
Maurício Ribeiro
1 ano atrás

Irmã Devani nossa mentora na Comunidade Santo Antônio https://www.facebook.com/groups/471050542905165/?ref=share&mibextid=NSMWBT, pertencente a Paróquia Nossa Sra. de Fátima – Sapopemba… Junto com Irmãs Guilhermina, Arnalda, Adélia, etc.. em nossa caminhada na juventude, deixará muitas saudades e lembranças…
Que Deus a receba em seus braços. 🙏🙏

Wellinghton Pereira De Jesus
Wellinghton Pereira De Jesus
1 ano atrás

Devani! Mulher forte, carismatica, de olhar doce e voz suave. Tive a honra de chama-de tia. Ela me apresentou um Deus seloso, amoroso, cuidador. Eu sempre vou te amar.