O adeus ao Padre Vitor Bertoli, aos 95 anos

Por quase 40 anos, o Padre Vitor Bertoli pastoreou os fiéis da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, no Setor Pinheiros. Na segunda-feira, 18, muitos deles foram à igreja para o adeus ao Sacerdote, que morreu no dia anterior, aos 95 anos de idade.

A missa de corpo presente foi presidida por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, após a qual aconteceu o sepultamento no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Nascido em 7 de janeiro de 1928, na cidade de Taió (SC), Padre Vitor iniciou seus estudos para o sacerdócio em 1945, cursando Filosofia no Seminário Central do Ipiranga. Em Roma, estudou Teologia no Colégio Pio Brasileiro e fez mestrado em Direito Canônico na Universidade Gregoriana.

“Meu despertar vocacional foi na preparação para a primeira Eucaristia. Em uma das catequeses, a Irmã Luísa disse que Jesus iria conceder aquilo que pedíssemos no momento. Pedi para ser sacerdote e aqui estou, padre há 68 anos. Numa hora de forte crise, escrevi ao Padre João Calábria, hoje canonizado pela Igreja, e ele me respondeu que iria rezar todos os dias por mim e aqui estou”, relatou o Sacerdote, em entrevista ao O SÃO PAULO publicada em 29 de novembro de 2020, por ocasião de sua homenagem com a Medalha São Paulo Apóstolo, pelo trabalho desenvolvido na comunidade paroquial, atendendo as pessoas em situação de rua e famílias pobres, iniciativa que foi inten- sificada em alguns momentos, como no auge da pandemia de COVID-19.

Padre Vitor foi ordenado presbítero no dia 8 de março de 1952, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, pertencendo ao clero da Diocese de Joinville (SC), pelas mãos do Cardeal Aloísio Traglia, então Bispo Auxiliar de Roma.

Antes de ser incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo, passou pelas dioceses catarinenses de Joinville e Rio do Sul e pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Desde 1985, era Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos. Foi, ainda, Diretor Espiritual do Movimento por um Mundo Melhor, ao qual pertencia desde 1960. Entre 1986 e 2003, foi professor de Filosofia do Centro Universitário Assunção (Unifai).

Por Secretariado de Comunicação da Região Episcopal Sé

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários