‘O ciúme e a inveja cegam o coração e envenenam a vida’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa da quarta-feira, 7, o Cardeal Odilo Pedro Scherer meditou sobre o perdão e a reconciliação a partir da história bíblica de José do Egito.

O Arcebispo de São Paulo presidiu a Eucaristia na capela da sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.  

A primeira leitura apresenta um trecho da história de José, filho de Israel, que foi vendido a mercadores pelos próprios irmãos e acabou sendo criado pelo faraó.

Anos depois, quando uma grande fome atingiu a região, José, então governador do Egito, era responsável por vender o trigo aos mais necessitados, que vinham de todas as nações em busca de alimento.

Nessa ocasião, seus próprios irmãos foram comprar trigo. José os reconheceu e ordenou que os colocassem na prisão por três dias. Em seguida, disse-lhes: “Se sois sinceros, fique um dos irmãos preso aqui no cárcere, e vós outros ide levar para vossas casas o trigo que comprastes. Mas trazei-me o vosso irmão mais novo, para que eu possa provar a verdade de vossas palavras, e não morrerdes”.

Arrependimento

Seus irmãos, no entanto, sofriam, pois reconheciam o mal que haviam feito, sem saberem que estavam diante daquele que haviam vendido aos mercadores. Na sequência da história,  José de revelará aos irmãos e a família se reconciliará.

Na homilia, Dom Odilo destacou que a maldade praticada pelos irmãos de José era fruto do ciúme e da inveja pela predileção de seu pai pelo filho mais novo. José, por sua vez, demonstra um coração magnânimo e perdoa seus irmãos.

 “Essa história nos ensina a não guardar inveja, ciúmes, que cegam o coração e a inteligência, envenenam a vida. Não cultivemos esses sentimentos contra quem quer que seja. Pelo contrário, devemos cultivar um relacionamento verdadeiro, que favorece a vivência da caridade e evita que caiamos em pecados ainda maiores”, completou o Cardeal.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários