Os catequistas são chamados a promover a experiência do encontro com Deus

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa nesta segunda-feira, 24, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a festa do Apóstolo São Bartolomeu. Também conhecido como Natanael, nasceu em Caná, na Galileia e foi conduzido a Jesus pelo apóstolo São Filipe. Segundo uma tradição, depois da Ascensão do Senhor, Bartolomeu pregou o Evangelho na Índia onde foi martirizado.

Na homilia, Dom Odilo refletiu a partir do trecho do Evangelho que narra o encontro de Natanael com Jesus (Jo 1,45-51) e destaca o papel do Apóstolo Filipe nesse processo como o “catequista” que o conduz ao Senhor.

‘VEM VER’

O Cardeal ressaltou que, depois de falar de Jesus, Filipe convidou Natanael: “Vem ver!”.  “O papel do catequista é falar de Jesus e ajudar as pessoas a se introduzirem nas coisas de Deus. Mas também deve levar a fazer a experiência do encontro com Deus que se revela e se manifesta”, afirmou.

O texto bíblico também relata a surpresa de Natanael ao perceber que Jesus o conhecia e, mais ainda, com a resposta de Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

“Deus nos conhece, ele sabe de nós. Isso é arrebatador. É uma experiência muito forte, saber que Deus nos conhece e nos ama”, enfatizou o Arcebispo.

CÉU ABERTO

Diante das palavras de Jesus, o apóstolo o reconhece como o Filho de Deus e o Senhor lhe promete: “Coisas maiores que esta verás!”, afirmando que Natanael verá “o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

“Aprendamos hoje de São Bartolomeu essa lição do Evangelho, de quem aceita o convite para ver Jesus, verá coisas maiores, mais altas e mais bonitas e se confrontará com a verdade profunda da nossa fé que é o próprio Jesus, Filho de Deus, Salvador”, concluiu Dom Odilo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários