‘Os cristãos devem viver unidos na fé comum e no serviço ao Evangelho’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, Presidiu a missa na manhã desta sexta-feira, 4, na capela de sua residência. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, realiza-se o dia de jejum e oração pelo Líbano, convocado pelo Papa Francisco um mês após as explosões que devastaram a capital do país, Beirute, deixando 19 mortos e cerca de 6 mil feridos. A tragédia agravou a situação desse país do Oriente Médio que vive uma crise política e econômica sem precedentes em sua história, que coloca em risco sua paz e estabilidade.

“Unamo-nos em oração aos nossos irmãos libaneses para pedir a Deus que dê aos governantes daquele país a sabedoria e prudência para governar em favor do povo e resolver os seus problemas”, afirmou Dom Odilo, no início da celebração”.  

ADMINISTRADORES DOS MISTÉRIOS

Na homilia, o Cardeal Scherer refletiu sobre o trecho da primeira leitura (1Cor 4,1-5), na qual São Paulo exorta os cristãos da comunidade de Corinto considere os apóstolos e pastores como “servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus”.

O Arcebispo explicou que essa recomendação do Apóstolo foi dada no contexto das tendências que havia de criar grupos exclusivos em torno dos pastores que gerava divisão na comunidade.

“Nossa fé não está baseada em um pregador ou ministro, está em Cristo. Devemos estimar os servidores do Senhor como ministros de Deus, porém, não deve haver divisões”, ressaltou Dom Odilo.

SEM VAIDADES

O Cardeal enfatizou, ainda, que a recompensa pelo serviço realizado com fidelidade ao Senhor não deve ser esperada neste mundo e, por isso, não devem ficar atrás de aplausos e privilégios.

“Isso tudo é vaidade, o que conta é a fidelidade ao ministério de Deus.  Se tivéssemos sempre essa atitude, poderíamos evitar tantas divisões na Igreja e nas comunidades. Quanta energia se perde com as vaidades e do amor-próprio ferido”, destacou o Arcebispo, reforçando que todos os cristãos devem viver unidos na fé comum e no serviço ao Evangelho e, ao redor dos seus pastores, ajudando-se mutuamente.  

LÍBANO

Referindo-se novamente ao Líbano, Dom Odilo sublinhou que essa nação está muito ligada ao Brasil, sobretudo em São Paulo, onde há muitos emigrantes libaneses e seus descendentes que vivem na cidade. Ele salientou que a situação vivida por esse povo é muito difícil e, por isso, “é preciso rezar para que Deus oriente e inspire as pessoas que têm a missão e tomar decisões para que seja um país de irmãos e de solidariedade fraterna”.

Em São Paulo, haverá um ato inter-religioso de oração pelo Líbano, às 10h, na Catedral Maronita Nossa Senhora do Líbano (Rua Tamandaré, 355, na Liberdade), transmitido pelas mídias digitais.

O ato, que será transmitido pelas mídias digitais da Eparquia Maronita Nossa Senhora do Líbano, contará com a presença se representantes de diferentes tradições religiosas, dentre os quais, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. 

DIA DA PÁTRIA

No fim da celebração, o Cardeal também lembrou que o Brasil celebra a Semana da Pátria, que culmina na comemoração do Dia da Independência, na segunda-feira, 7. Por isso, ele convidou todos os fiéis a rezarem pelo Brasil e por seu povo, para que sejam superados seus problemas sociais, políticos e econômicos e, especialmente, a crise causada pela pandemia de COVID-19, que já deixou muitas vítimas.

No domingo, 6, Dom Odilo presidirá uma missa na intenção da pátria e do povo brasileiro, às 17h, na Catedral da Sé. “Que possamos edificar o Brasil na solidariedade, fraternidade, na paz e na justiça social”, concluiu.  

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários