Padre Tarcísio Mesquita é nomeado cônego do Cabido Metropolitano de São Paulo

Padre Tarcísio Marques Mesquita

O Cardeal Odilo Pedro Scherer nomeou, em 27 de maio, um novo cônego para o Cabido Metropolitano de São Paulo: Padre Tarcísio Marques Mesquita, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Região Episcopal Belém, e Coordenador do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

Paulistano, Padre Tarcísio nasceu em 10 de julho de 1959 e foi ordenado sacerdote em 9 de novembro de 1985.

É licenciado em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. É também pós-graduado em Teologia Bíblica e em Teologia do Ecumenismo.

Na Arquidiocese, colaborou na formação sacerdotal e exerceu o ministério nas paróquias Santa Isabel Rainha, Nossa Senhora da Conceição e São Paulo Apóstolos, todas na Região Episcopal Belém, da qual foi por muitos anos coordenador regional de Pastoral.

CABIDO

O Cabido (do latim capitulus – sob uma mesma cabeça, chefe ou superior) é a instituição eclesiástica que reúne cônegos (do latim, canonicus) é, segundo o Código de Direito Canônico, o “colégio de sacerdotes ao qual compete realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada; além disso, compete ao cabido da catedral desempenhar funções que lhe são confiadas pelo direito ou pelo Bispo diocesano” (cân. 503). 

O Colendo Cabido Metropolitano de São Paulo nasceu com a fundação da Diocese de São Paulo, em 1745, e tem a função de zelar pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção de São Paulo.

Em 2016, Dom Odilo pediu a atualização dos estatutos e a elaboração de um regimento interno do Cabido Metropolitano. A novidade dos novos estatutos é que agora existem apenas duas categorias de cônegos: catedráticos e eméritos (com mais de 80 anos), sendo extinta a categoria de cônego honorário.

Leia a nomeação

guest
6 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
ARMANDO LEONARDO
ARMANDO LEONARDO
15 dias atrás

Parabens padre TARCISIO MESQUITA que Deus o ilumine nesta nova missão .eu conheço o senhor pela rádio nove de julho aos domingos as sete horas.

Ana gibelatto
Ana gibelatto
15 dias atrás

Parabéns padre que Deus continue sempre te iluminando

Paulo Carneiro
Paulo Carneiro
15 dias atrás

Parabéns
Padre Tarcisio…que Deus continue sendo providente em seu ministério
Abraço!!
Paulo Carneiro
ex seminarista
regiao santana turma 1987.

Nabolle Jean Baptiste
Nabolle Jean Baptiste
15 dias atrás

Parabéns Pe Tarcisio. Fructueuse mission.

uubarto
uubarto
15 dias atrás

qual é o salário do cabrito?

Maria Yamasaki
Maria Yamasaki
15 dias atrás

Padre Tarcísio, merecidíssima nomeação!!!