Padre Yago Ferreira preside sua primeira missa na Paróquia São José do Belém

Rejane Guimarães

Na manhã do domingo, 10, a Paró­quia São José do Belém, no Belenzinho, acolheu fiéis, amigos e familiares do Pa­dre Yago Barbosa Ferreira, ordenado no sábado, 9, pelo Cardeal Scherer, para a primeira missa do neossacerdote.

Concelebraram os Padres Marcelo Maróstica Quadro, Pároco; José Antô­nio da Silva Coelho, da Diocese de Santo Amaro; Fabiano Alcides Pereira, Ad­ministrador Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Belém; e Reuberson Ferreira, MSC, Pároco da Paróquia Nos­sa Senhora do Sagrado Coração, na Vila Formosa.

Na homilia, proferida pelo Padre José Antônio da Silva Coelho, recordou-se o processo vocacional do Padre Yago.

Ao final da celebração, em seu agra­decimento, o neossacerdote mencionou o seu lema sacerdotal “Sob tua proteção, Maria”, ressaltando que ele expressa não somente um desejo futuro para o minis­tério presbiteral, mas manifesta como ele tem vivido toda a sua vida, sob o amparo de Nossa Senhora.

Também expressou seu agradecimen­to às paróquias pelas quais passou duran­te os anos no Seminário Arquidiocesano. Agradeceu especialmente ao Padre Mar­celo Maróstica, que o acolheu no último ano, no estágio como diácono. Ao final, agradeceu à sua família e aos amigos pre­sentes na celebração, e exortou os fiéis a rezarem por ele e por seu ministério sacer­dotal, que se inicia na Região Lapa.

Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém

‘SOB TUA PROTEÇÃO, MARIA’

Antes de ser ordenado sacerdote, no sábado, 9, o agora Padre Yago Ferreira conversou concedeu entrevista ao jornal O SÃO PAULO.

Com 27 anos de idade, ele é graduado em Filosofia e Teologia. Sua Paróquia de origem é a Nossa Senhora das Graças, da Diocese de Santo Amaro. Ingressou nas casas de formações da Arquidiocese de São Paulo nos seguintes anos: Propedêutico (2015), Seminário de Filosofia (2016) e Seminário de Teologia (2019).

Leia a íntegra da entrevista a seguir:

Quando o senhor percebeu o chamado à vida sacerdotal? E dai ao ingresso no seminário, como se deu o processo de discernimento?
Desde criança, senti-me chamado à vida sacerdotal, por meio de diversos elementos, como, por exemplo, a liturgia e a figura do Padre Marcelo Rossi, que na minha infância era um ícone da Igreja Católica presente na mídia. Naturalmente, conforme fui crescendo, fui também compreendendo com maior profundidade o significado de ser sacerdote, bem como as exigências dessa vocação. Sendo acompanhado sempre pela minha família, pela minha comunidade e por padres mais experientes no sacerdócio, fui compreendendo que o Senhor me chamava para servi-lo de maneira mais próxima até que, motivado pelo meu desejo de responder ao Senhor e às vésperas da JMJ Rio 2013, decidi ingressar no seminário.

E quais sinais foi percebendo de que esta era mesmo a sua vocação?
Ao longo de uma formação de 9 anos, muitos sinais Deus me concedeu para perceber que, de fato, estava seguindo Sua vontade. Destaco 3 fundamentais. O primeiro deles é o povo de Deus. Ao longo da formação, pude experimentar a alegria de caminhar junto do povo e sentir que assim, oferecendo da melhor forma possível a fé, sentia-me completo. O segundo sinal é a Igreja. Durante estes 9 anos, estando disponível à formação, pude perceber que a cada passo dado, a Igreja acolhia, confirmava e cultivava minha vocação. Por terceiro, a oração. Cultivando a relação com Deus pela oração, pude perceber que, de fato, estava no caminho certo e que minha vocação se realizava e que o Senhor não deixava me faltar nada para cumprir sua vontade.

O que motivou a escolha de seu lema sacerdotal?
Escolhi por lema “Sob tua proteção Maria”, a partir da oração mariana “À vossa proteção”. A escolha vem da convicção da minha profunda devoção à Virgem Mãe de Deus e da certeza de que ela sempre esteve ao meu lado, cuidando da minha vida e da minha vocação. Assim, escolhendo esse lema, desejo que ela continue sempre me acompanhando, como acompanhou e cuidou de Jesus.

O que a Igreja em São Paulo pode esperar do Padre Yago?
Certamente nossa Igreja em São Paulo pode esperar um padre disponível para amá-la e servi-la com muito ardor. Serei alguém realmente disposto a viver seu ministério de esperança em esperança, em comunhão com o Papa, com os bispos e desejoso de ser sinal de que Deus habita essa cidade imensa.

Entrevista concedida a Daniel Gomes
Jornal O SÃO PAULO

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários