Padre Zito: a parada depois de uma vida de entrega

Padre Zito irá morar na Casa São Paulo

Ele nasceu no bairro de Santana, na famosa Rua Dr. César. Estudou nos colégios Marillac e São Bento e serviu nas paróquias e comunidades da Região durante os 22 anos de sacerdócio. No domingo, 6, o Padre José Avari Campos, o Padre Zito, como é conhecido, oficializou a aposentadoria, aos 73 anos. A cerimônia de despedida e ação de graças foi na Paróquia Santíssima Trindade, no Setor Casa Verde, onde passou os últimos cinco anos.

Padre Zito foi ordenado no dia 3 de maio de 1998. “Foi uma vocação tardia”, conta. Ele se sentiu chamado durante o Primeiro Encontro de Jovens da Região Norte de São Paulo, quando tinha 25 anos de idade. No entanto, só viria a ser ordenado aos 51.

O Sacerdote começou a atuar pastoralmente ainda como seminarista na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Parque Edu Chaves. Depois, esteve nas Paróquias Santa Inês, Nossa Senhora Aparecida e São Matias, onde ficou 12 anos como Pároco; Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres; foi Capelão da Capela Santa Luzia e, finalmente, atuou na Santíssima Trindade.

“Não me arrependo de nada. Foi o serviço que escolhi. Com a ajuda das comunidades, dos leigos e a intercessão de Maria, que colocou Jesus crucificado no colo, realizamos essa missão com alegria e disposição. Ser padre é acompanhar, servir a comunidade. Estar sempre junto. Isso é o que nos motiva a nos preocupar com o próximo. Apesar das tristezas, de algumas injustiças, não me arrependo. Nesse tempo, eu posso ter levado muitas pessoas a Jesus e ajudei a Igreja a ser instrumento de paz, justiça e amor.”

Como acontece com os que doam a vida a serviço do Evangelho, Padre Zito não acumulou bens em mais de duas décadas como sacerdote. Não tem um imóvel próprio e, assim, irá morar na Casa São Paulo, que pertence à Arquidiocese e é um lugar de repouso dos padres idosos.

Durante a missa de despedida na Santíssima Trindade, o Padre Victor Santana Milagres Fernandes, Pároco, agradeceu à imensa generosidade do Padre Zito por meio do seu sacerdócio.

Edmilson Fernandes COLABORADOR DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários