Palestra sobre depressão e suicídio acontece na Paróquia São Pedro Apóstolo

Na Paróquia São Pedro Apóstolo do Central Parque, no Setor Lapa, na quinta-feira, 11, a Pastoral da Saúde paroquial promoveu um encontro, tendo como convidada Patrícia Monteiro,  neuropsicóloga e especialista em Saúde Mental, que ministrou uma palestra sobre “Depressão e Suicídio”.

Foto: Katiuscia Teodoro

A abertura foi realizada pelo Padre Marcos Lourenço Cardoso, RCJ, pároco, que acolheu aos participantes e falou sobre importância de debater o tema, pois conhecendo os sintomas, é possível buscar e orientar quanto a forma de tratamento correta.  

Patrícia iniciou a palestra falando que a depressão é uma das principais causas de incapacidade do mundo, muitas pessoas sofrem desta doença. Porém, é a intensidade do quadro depressivo que será determinante para definir o risco de suicídio.  A depressão, o transtorno bipolar e o uso de substâncias psicoativas que podem resultar em uma atitude suicida.

O Brasil é o oitavo país do mundo em número de casos. São mais de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. A palestrante ressaltou que o suicídio mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Destacou também que nem todo indivíduo que apresenta sintomas depressivos está propenso a cometer um suicídio. Cerca de 98% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Por ano, mais um milhão de casos de mortes por suicídio são registrados em todo o mundo, disse a Neuropsicóloga e especialista em Saúde Mental.  

(Texto: Benigno Naveira// Colaborou: Katiuscia Teodoro)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários