Papa Francisco nomeia Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 16, Frei Carlos Silva como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Atualmente, o religioso é Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Roma, na Itália.

O comunicado da nomeação do novo Bispo Auxiliar foi feito pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, esta manhã.

“Agradeço ao Papa Francisco por enviar o Reverendíssimo Frei Carlos Silva para nos auxiliar no serviço à Igreja nesta querida Arquidiocese. E me alegro com Frei Carlos Silva pelo seu chamado a exercer o ministério episcopal em São Paulo. Seja bem-vindo entre nós!”, manifestou Dom Odilo.

Na mensagem, o Arcebispo informou, ainda, que a ordenação episcopal de Frei Carlos será no dia 13 de fevereiro de 2021, às 16h, na Catedral da Sé. 

Leia a íntegra do comunicado do Cardeal Scherer

‘Como um irmão’

Em mensagem enviada a Dom Odilo e a toda a Arquidiocese de São Paulo, Frei Carlos afirmou que se apresenta “como um irmão que vem para somar à grande messe do Senhor”.

“‘Pertencemos ao Senhor'(Rm 14,8), afirma categoricamente o Apóstolo São Paulo, nosso Padroeiro. É fundamental recordarmos que a graça do nosso batismo nos faz pertencer ao povo de Deus. Por isso, acolho também como uma grande graça o fato de ser enviado a esta Igreja que está vivendo seu caminho sinodal”, acrescentou o Bispo eleito.

Leia a íntegra da mensagem de Frei Carlos Silva

Biografia

Frei Carlos nasceu em 5 de dezembro de 1962, em Andradina (SP), Diocese de Araçatuba, filho de José Silva e Maria Moura Silva.

Em janeiro de 1984, iniciou sua formação religiosa no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba (SP), onde realizou a etapa do postulantado e dos estudos de Filosofia (1984 a 1986). Também em Piracicaba, no Convento Sagrado Coração de Jesus, fez o Noviciado (1987) e emitiu seus primeiros votos no dia 10 de janeiro de 1988.

Realizou os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e, no dia 12 de outubro de 1991, emitiu os votos perpétuos na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia São Francisco, em Nova Veneza, Sumaré (SP). Em 1º de agosto de 1992, foi ordenado sacerdote na cidade Birigui (SP), na Diocese de Lins.

Ofícios

Foi Vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, em Nova Veneza, Sumaré, (SP), e assistente da Fraternidade Missionária do Homem do Campo, em Mirandópolis, também na Diocese de Lins. Em 1995, realizou estudos de espiritualidade franciscana em Petrópolis (RJ).

Em 1996, assumiu a coordenação da Pastoral Vocacional e Missionária da província dos Capuchinhos de São Paulo, em Piracicaba, sendo também guardião do Seminário Seráfico São Fidélis.

De fevereiro de 2004 a outubro de 2013, foi missionário no Norte do México, onde exerceu as funções de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Yecora, Estado de Sonora (2004 a 2007); promotor vocacional (2004 a 2011); Mestre dos Noviços e pós-Noviços (2007 a 2013); guardião do Convento São Pio de Pietrelcina, em Monterrey, Estado de Novo Leon (2009 a 2013); Pároco da paróquia Santíssima Trindade, em Benito Juárez, Estado de Novo Leon.

De volta ao Brasil, Frei Carlos foi Ministro Provincial em São Paulo por dois mandatos (2013 a 2018) e Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB). Em setembro de 2018 foi eleito Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Notícias relacionadas

Comentários

  1. É com imensa alegria que tomo conhecimento deste acontecimento, Frei Carlos é uma pessoa que ao se aproximar, enche de alegria e espiritualidade o local e as pessoas próximas. Com certeza seu trabalho de pastor será deste mesmo jeito, com Alegria e Espiritualidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter