Paróquia na Região Ipiranga passa a ter São João Batista Scalabrini como copadroeiro

Dom Odilo, durante missa na Paróquia São João Batista Precursor e São João Batista Scalabrini
Pascom Paroquial

Em missa no sábado, 2, na Paróquia São João Batista, no Ipiranga, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metro­politano, oficializou São João Batista Sca­labrini como copadroeiro da Paróquia, que está sob os cuidados da Congrega­ção fundada pelo Santo, os Missionários de São Carlos (Scalabrinianos).

Na Eucaristia também foram recor­dados os 127 anos do falecimento do Pa­dre José Marchetti, fundador do Instituto Cristóvão Colombo (ICC), que atua há 128 anos com crianças e adolescentes. Além disso, quatro adolescentes e qua­tro adultos receberam o sacramento da Crisma.

O diretor do ICC, Padre Edvaldo Pereira, leu o decreto escrito por Dom Odilo, confirmando São João Batista Scalabrini como copadroeiro, e com a alteração do nome da Paróquia.

Na homilia, Dom Odilo ressaltou que ter mais um santo como padroeiro ajudará a comunidade a se animar e for­talecer na fé em Cristo. “Dois João Batis­ta, um o Precursor de Jesus e o outro o Apóstolo dos migrantes”, disse, destacan­do a vocação missionária da Paróquia e de acolhida ao povo migrante.

O Arcebispo falou da ação do Espí­rito Santo na vida do cristão, dirigindo­-se especialmente aos crismandos. Após a homilia, o Cardeal conduziu o rito da Crisma.

Ao final da missa, o Padre Antônio César Seganfredo, Pároco, agradeceu ao Arcebispo pela presença e também a Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bis­po Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, que foi um dos concelebrantes.

Antes da bênção final, todos foram em procissão até a entrada da igreja para o descerramento da placa com o novo nome da Paróquia: “São João Batista Precursor e São João Batista Scalabrini”. Para concluir a festividade, foi oferecido um bolo a todos que estavam na missa.

BIOGRAFIA

São João Batista Scalabrini (Divulgação)

Scalabrini nasceu em Fino Morenaço, perto de Como, na Itália, em 8 de julho de 1839, e foi batizado no mesmo dia. Desde pequeno, já se sentia atraído pela oração e pela caridade. Aos 18 anos, ele ingressou no seminário, e aos 24 anos foi ordenado sacerdote. Aos 36 anos, foi or­denado bispo para a Diocese de Piacenza.

“Passando pela estação de Milão, vi a ampla sala, os pórticos laterais e a praça vi­zinha tomados por duzentas ou trezentas pessoas, pobremente vestidas, divididas em diversos grupos […] Eram migrantes. Pertenciam às Províncias da Alta Itália e com ansiedade esperavam o trem que os levaria às praias do Mediterrâneo e de lá para a longínqua América […] Uma onda de sentimentos tristes me invadia o cora­ção”, consta em um de seus relatos.

Esse encontro com os migrantes na estação ferroviária transformou sua vida. Em 1887, ele fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos, religiosos também conhecidos como missionários Scalabrinianos, cuja missão é dar assis­tência religiosa, moral e social aos mi­grantes em todo o mundo.

Scalabrini concedeu reconhecimento diocesano às Irmãs Apóstolas do Sagra­do Coração, enviando-as para o trabalho com os imigrantes italianos do Brasil em 1900. Em 1961, como fruto de seu caris­ma apostólico, nasceram as Missionárias Seculares Scalabrinianas.

São João Batista Scalabrini faleceu em 1º de junho de 1905. Foi beatificado em 9 de novembro de 1997, por São João Paulo II, e canonizado em 9 de outubro de 2022, pelo Papa Francisco.

Keila Roberts Dias
Especial para O São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários