Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Setor Ipiranga, celebraram na quinta-feira, 15, a memória litúrgica da padroeira, participando de missas às 10h, 19h30 e 15h, esta presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, tendo entre os concelebrantes o Frei Fábio Luiz Ribeiro, OSM, Pároco.
Criada em 24 de março de 1940, a Paróquia está confiada desde então aos cuidados pastorais dos sacerdotes da Ordem dos Servos de Maria. Desde 1999, começou a se incentivada a devoção a São Peregrino, o que leva muitos devotos do Santo a peregrinar até a igreja matriz, localizada na Rua Tabor, 283, no Ipiranga.
Diante deste fato, o Pároco solicitou ao Arcebispo Metropolitano que São Peregrino pudesse se tornar co-padroeiro da Paróquia. Na missa do dia 15, foi anunciado por Dom Odilo o aceite do pedido e alteração do nome da Paróquia, que agora passa a ser chamada de Paróquia Nossa Senhora das Dores e São Peregrino.
No decreto relativo à mudança do nome, o Arcebispo Metropolitano ressalta que “o nome de uma paróquia é parte da história da identidade da mesma, assim como da memória de fé das pessoas relacionadas com ela” e que “os santos da Igreja são grandes testemunhas da fé, exemplos de vida no Evangelho e intercessores em favor do povo”.
Canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII, São Peregrino Lazioli é conhecido por ser o protetor contra o câncer.
Ao comentar o fato de a Paróquia agora ter São Peregrino como copadroeiro, Frei Fábio Luiz destacou ser um “presente não só para a Paróquia local, que este ano celebrou seus 80 anos de fundação, mas também para a Arquidiocese de São Paulo”.
Maravilha!!👏🙏 Nossa Senhora das Dores e São Peregrino Laziozi Rogai por nós. 🙏