Paróquia Pessoal Alemã festeja o padroeiro, São Bonifácio

No domingo, 5, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a missa da Solenidade de Pentecostes na Paróquia Pessoal Alemã São Bonifácio, na Vila Mariana. A celebração marcou as comemorações da festa do padroeiro, o missionário responsável pela propagação da fé cristã entre os povos germânicos. 

Dom Odilo Scherer incensa a imagem de São Bonifácio, no domingo, 5
Foto: Fernando Geronazzo

Essa foi a primeira vez, após dois anos de restrições impostas pela pandemia de COVID-19, que a festa de São Bonifácio foi celebrada com maior participação presencial de fiéis, seguida do tradicional almoço com pratos típicos alemães. Mesmo assim, o número de participantes foi reduzido em relação a anos interiores, uma vez que a pandemia ainda continua e muitos dos fiéis dessa Paróquia são idosos. 

A missa foi concelebrada pelos Padres Georg Pettinger, Pároco, e Manuel Quinta, paulino. 

APÓSTOLO DA ALEMANHA 

Na homilia, feita em alemão, assim como toda a missa, o Arcebispo Metropolitano recordou que São Bonifácio é considerado o “apóstolo da Alemanha”. Nascido na Inglaterra em 680, tornou-se monge beneditino e, anos depois, foi enviado em missão para evangelizar os povos germânicos, sendo martirizado no dia 5 de junho de 754. 

Ao falar sobre a celebração de Pentecostes, o Cardeal Scherer destacou que o mesmo Espírito Santo que animou os apóstolos e que anima a Igreja deu força e coragem para que São Bonifácio anunciasse o Evangelho aos pagãos a ponto de derramar o seu sangue em nome de Cristo. 

PARÓQUIA 

A comunidade católica alemã em São Paulo foi formada em 1901, quando os primeiros imigrantes da Alemanha procuraram assistência espiritual no Mosteiro de São Bento, no Centro. Lá, começaram a ser celebrados sacramentos em seu idioma materno. Em 1966, foi inaugurada a atual igreja matriz, abençoada pelo Cardeal Agnelo Rossi, então Arcebispo de São Paulo. 

Diferentemente das paróquias territoriais, uma paróquia pessoal é voltada à assistência pastoral de um grupo de fiéis de determinada língua, etnia ou cultura, no caso, os imigrantes alemães e seus descendentes residentes em São Paulo. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários