Sob o tema “Viva São Benedito! Alegria e uma Força de Resistência para o Povo Negro”, a Pastoral Afro Dom José Maria Pires, da Região Brasilândia, realizou uma programação em celebração ao jubileu dos 500 anos do nascimento de São Benedito, com o objetivo de promover reflexões a partir do legado do povo negro na Igreja e na sociedade.
A programação aconteceu na Paróquia São Luís Gonzaga, Decanato Santa Isabel e São Zacarias. Na noite da sexta-feira, 4, aconteceu uma palestra sobre o livro “Um Preto no Altar”, conduzida pelo autor, o Frei Alvaci Mendez Luz, OFM.
No sábado, 5, memória litúrgica do Santo, houve apresentação dos ternos de congo Congada Santa Efigênia, de Mogi das Cruzes (SP), e Terno de Congó Kambaiá – Companhia de Moçambique São Benedito. Em seguida, o Cônego José Renato Ferreira, Pároco e Assistente Eclesiástico regional para esta Pastoral, presidiu a celebração eucarística, durante a qual reforçou: “Pensar em São Bene dito é pensar na resistência de um povo”. Após a missa, uma procissão com a imagem de São Benedito percorreu as ruas ao redor da igreja. Como gesto concreto, foram arrecadados itens para recém-nascidos.
Por Taíse Cortês/ Colaboração especial para Região Brasilândia