Pastoral Carcerária realiza assembleia em nível estadual

Jubileu de 50 anos dessa ação pastoral da Igreja no Brasil também foi recordado

Pastoral Carcerária

Nos dias 14 e 15 de maio, a Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 da CNBB realizou sua Assembleia Estadual, no Centro de Espiritualidade Claretiano em Batatais (SP). O encontro contou com a presença de cerca de 60 representantes das sete províncias eclesiásticas do Estado, entre clero, religiosos e leigos. Esteve presente Dom Luiz Antônio Cipolini, Bispo de Marília e Referencial da Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo. 

O início da assembleia foi marcada pela acolhida de Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto, que apresentou aos participantes a vida e o martírio de Franz de Castro Holzwarth, que está em processo de beatificação, e pode ser considerado o mártir do cárcere. 

Em sua reflexão, Dom Luiz Antônio exortou os participantes a se comprometerem com a missão pastoral e enfatizou a unidade e o aprimoramento constante da espiritualidade. O Prelado ressaltou o processo sinodal da Igreja, afirmando a busca da unidade com a missão eclesial. 

Na assembleia aconteceu também a eleição para a coordenação estadual da pastoral. A Irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional, acompanhou este momento, no qual a senhora Eliana Rocha, coordenadora da Pastoral Carcerária da Região Episcopal Santana, na Arquidiocese de São Paulo, foi reeleita. O Diácono Carlos Alberto Barbosa, da Diocese de Campinas foi eleito como vice-coordenador. 

Na assembleia foi ressaltado o Encontro Nacional da Pastoral Carcerária, que acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto, no Santuário Nacional de Aparecida, celebrando o jubileu de ouro da pastoral. 

(Com informações dos agentes da Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo e CNBB Regional Sul 1)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários