Pastoral da Ecologia busca estruturar ações em paróquias

O objetivo da live foi conscientizar a respeito da urgência da conversão ecológica

Reprodução

No sábado, 31 de julho, aconteceu a live “Estruturação de uma Pastoral de Ecologia Integral”, ministrada pelo formador, Padre José Carlos Pereira, CP, com assessoria de Marco Antonio Paffetti, da Pastoral da Ecologia Integral da Paróquia São Paulo da Cruz – Igreja do Calvário, Setor Pastoral Pinheiros, e de André Staudemeier Gonçalves, da Pastoral da Ecologia da Diocese de Santos (SP).

Padre José Carlos tem pós-doutorado em Antropologia Social e é autor de mais de 85 livros, em diversas áreas, publicados no Brasil e no exterior, além de algumas traduções. Ele faz parte do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (Nures), do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-SP; é articulista da Revista Paróquias, da qual também faz parte do conselho de conteúdo; é assessor do Centro Cultural Missionário (CCM), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre seus trabalhos, é coautor do livro “Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente – Por uma paróquia sustentável comprometida com a defesa da vida e da ‘casa comum’”, pelas Edições CNBB.

O objetivo da live foi conscientizar a respeito da urgência da conversão ecológica, além de alertar sobre um certo desinteresse da maioria das dioceses e paróquias perante a atual crise ecológica e enfatizar a importância de se organizar/estruturar a Pastoral de Ecologia Integral, articulada com os documentos da Igreja, principalmente os de Santo Domingo (1992), Aparecida (2007), Querida Amazonia (2020) e, principalmente, a encíclica Laudato si’ (2015). A formação de grupos dessa Pastoral nas paróquias é uma forma de ação em defesa da “casa comum”.

Padre José Carlos recordou que, nas últimas décadas, a Igreja tem ouvido os clamores e buscado dar uma resposta diante da problemática ambiental, como parte de sua missão profética de defender a vida. Várias edições da Campanha da Fraternidade já abordaram essa temática, direta ou indiretamente, e ainda hoje é importante motivar a realização de ações que alertem para a urgência de cuidar do presente do meio ambiente, para assegurar a vida das gerações futuras.

Durante a live, foi destacado o trabalho dos grupos paroquiais dessa Pastoral e lembrado que sua atuação deve se pautar no diálogo com as outras pastorais, fazendo perceber que a atuação de todas deve se voltar também para os cuidados com a casa comum, como exorta o Papa Francisco na encíclica Laudato si’.

Tanto a live quanto os slides estão disponíveis na página da Região Episcopal Sé: www.regiaose.org.br.

(Colaborou: Marco Antonio Paffetti)

(Por Centro de Pastoral da Região Sé)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários