No domingo, 3, foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data cujo objetivo é a promoção da compreensão das questões da inclusão e mobilização, apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das pessoas com deficiência.
Na Região Ipiranga, a data foi celebrada pela Pastoral da Pessoa com Deficiência, no sábado, 2, com uma missa com acessibilidade comunicacional para pessoas surdocegas, realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Mirandópolis, presidida pelo Padre Jorge Bernardes, Pároco.
A proposta é que esta missa seja celebrada na Paróquia todos os primeiros sábados de cada mês, às 16h, a partir de 2024.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência apoiou a realização da celebração com acessibilidade comunicacional, disponibilizando a presença de um guia-intérprete para cada surdocego presente.
As pessoas com surdocegueira têm deficiência múltipla sensorial de origem na síndrome de Usher, doença rara de base genética, e necessitam de apoio de um guia-intérprete para efetivação da comunicação.
Marcia Norcia
Colaboração Especial para O São Paulo