Pastoral do Menor lançará Política de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente

Ato ocorrerá na quinta-feira, 29, no campus Monte Alegre da PUC-SP, na capital paulista

A Pastoral do Menor Nacional (Pamen), em parceria com o Escritório Modelo Dom Evaristo Paulo Arns da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), lançará em 29 de agosto, às 10h, no Auditório 333 do campus Monte Alegre da pontifícia universidade (Rua Monte Alegre, 984, Perdizes), a Política de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (PPI).

A PPI é um chamado de compromisso ativo para dentro da Igreja, com a promoção, a defesa e a garantia da cidadania da infância e juventude. O curso será oferecido em videoaulas.

A entrada no evento de lançamento é gratuita e poderá ser acompanhada ao vivo pela TV PUC no link: https://www.youtube.com/@tvpuc.

Para outras informações, os telefones de contato são (31) 32262243 ou (31) 99793 2633 ou pelo e-mail  pamen.nacional@yahoo.com.br.

A PPI E A PASTORAL DO MENOR

Para Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo de Amparo (SP) e Referencial da Pastoral do Menor Nacional, a Política de Proteção Integral é um chamado missionário engajado.

“A Pamen, com a Política de Proteção Integral, anuncia e provoca a reiterar o seu compromisso com o cuidado dos pequeninos, que independentemente da idade, devem estar no centro das atividades da Igreja, como está no programa do Reino que Jesus nos deixou”, disse o Bispo.

Marilda dos Santos Lima, pedagoga e coordenadora da Pastoral do Menor Nacional, analisa que, no contexto de violências, abuso sexual e negligências contra crianças e adolescentes no Brasil, “a Política de Proteção Integral lança luz na ação prática da Igreja para ações e atividades concretas da necessidade de proteção de garantia de direitos para nossas crianças e adolescentes do Brasil”.

“Nestes 47 anos de caminhada dos agentes da Pastoral do Menor e 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os agentes da pastoral, presentes nas cinco regiões do Brasil, estão comprometidos com a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes e vida digna junto com si suas famílias nas comunidades dos seus territórios”, prossegue a coordenadora da Pamen.

Marilda esclarece que a Política de Proteção Integral reforça o chamado do Papa Francisco e das parcerias com as entidades católicas, “a partir da Carta Apostólica do Papa Francisco, em 2019 e dos diálogos com nossas parcerias Misereor e Adveniant o Conselho Nacional da Pamen aprofunda a reflexão sobre o cenário institucional em relação às formas de violência e abusos”.

A Pastoral do Menor, um dos organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), surgiu em plena ditadura militar, a partir do protagonismo de um grupo de agentes das comunidades eclesiais de base de São Paulo, impulsionados pela Irmã Maria do Rosário e Ruth Pistore e, com apoio de Dom Luciano Mendes de Almeida, então Bispo Auxiliar de São Paulo, iniciou as atividades de acompanhamento adolescentes vítimas das diversas formas de violências da sociedade daquela época.

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO DO PPI

ABERTURA

-10h – Boas-vindas – Apresentação do Evento Solene de Lançamento

-10h05 - Música de Abertura – Samaritano - São Francisco de Assis/ Projeto CCA Santa Rita de Cassia - José Bernadino e crianças

COMPOSIÇÃO DA 1ª MESA

-10h16

Direção da PUC-SP (Papel da Universidade);

Dom Júlio Endi Akamine (Arcebispo de Sorocaba e Presidente do Regional Sul1 da CNBB);

Dom Luiz Gonzaga Fechio (Bispo Diocesano de Amparo e Referencial da Pastoral do Menor Nacional CNBB);

Dom José Valdeci Santos Mendes (Bispo Diocesano de Brejo e Presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB) – entrada virtual;

Marilda Lima – Coordenadora Nacional da Pastoral do Menor-CNBB;

Regina Leão – Vice Coordenadora Nacional da Pastoral do Menor-CNBB;

Nipson Richard Oliveira de Freitas – Presidente da ANAPAMEN.

-10h20 - Acolhida dos Convidados

Dom Odílio Pedro Scherer Cardeal Arcebispo de São Paulo (on-line)

-10h30 - Fala dos integrantes da 1ª mesa

COMPOSIÇÃO DA 2ª MESA

-11h15 - Apresentação do Histórico da Política Integral de Proteção a Criança e ao Adolescente – PPI:

*Marilda Lima - Coordenadora Nacional da Pastoral do Menor da CNBB

*Regina Reinart – Departamento da América Latina pela Misereor - encarregada dos Projetos no Brasil - Misereor – entrada virtual – Alemanha

*Norbert Bolte - Responsável pelo Departamento Brasil 1 - Adveniat - entrada virtual

COMPOSIÇÃO DA 3ª MESA

-11h33 - Metodologia e Implantação do PPI – Apresentação e Agradecimento das Videoaulas

Regina Leão – Vice Coordenadora Nacional da Pastoral do Menor-CNBB Perspectiva do jovem sobre o PPI

Eduarda Nayara - Adolescente da Escola de Cidadania

Professores da PUC-SP:

Prof. Dr. André Gustavo de Almeida Geraldes

Prof.a. Dra. Carolina Magnani Hiromoto

Prof.a. Dra. Flávia de Campos Pinheiro

Prof.a. Dra. Martha Machado

Prof. Dr. Eduardo Dias de Souza Ferreira

Assessores da Pamen (Sérgio Henrique Teixeira Marilene Cruz e Elói Gallon)

ENCERRAMENTO

-12h25 - Manifestações e Dúvidas dos participantes

-12h45 - Agradecimentos e considerações finais

Deixe um comentário