“Ei, jovem, já pensou em ser padre?”. Para os rapazes que estiveram no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, na Vila Nova Cachoeirinha, no sábado, 16, este questionamento não é novo. Para muitos, a resposta ainda é incerta; outros, porém, já aparentam estar mais decididos a dar o ‘sim’ a Deus.
E é justamente para ajudar nesse discernimento que o Centro Vocacional Arquidiocesano (CVA) tem realizado encontros vocacionais mensais. Em fevereiro, participaram 13 jovens. Desta vez, foram 31 rapazes, entre 15 e 33 anos, provenientes de paróquias das seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo.
“Eu acredito muito no poder da oração e com o pedido do nosso Arcebispo, Cardeal Scherer, para que nós todos rezemos mais pelas vocações, especialmente nas Quintas-feiras das Vocações, a Arquidiocese tem se mobilizado para rezar. Deus é generoso e nos concede este dom precioso que é a vocação de cada jovem. Ele ouviu nosso chamado e mandou mais operários para fazer o discernimento vocacional”, destacou, ao O SÃO PAULO, o Padre João Henrique Novo do Prado, Reitor do Seminário Propedêutico e responsável pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese e pelo CVA.
A CONFIRMAÇÃO DO CHAMADO
O dia de atividades incluiu a oração da Hora Média, a adoração ao Santíssimo e o Terço Vocacional. Também houve testemunhos vocacionais e dois momentos de diálogo: em um deles, um seminarista do 4o ano de Teologia (etapa da Configuração) falou sobre “Jesus como o vocacionado do Pai”; em outro, o Padre Orisvaldo Carvalho, Pároco da Paróquia Cristo Rei, na Região Lapa, contou detalhes sobre o dia a dia do sacerdote na Arquidiocese e respondeu a dúvidas dos jovens.
“Ver estes jovens fazendo discernimento é algo gratificante, pois vejo que há esperança e que devemos continuar rezando para que surjam santas e inúmeras vocações. Precisamos de muitos sacerdotes na Arquidiocese”, ressaltou Padre Orisvaldo à reportagem. “Assim como eles, eu quando jovem tinha dúvidas de como era ser padre, de quais eram os desafios. De fato, as dificuldades existem, mas Deus nos proporciona esta missão e devemos estar abertos para deixar que Ele toque o nosso coração ao longo do caminho”, prosseguiu.
Antes da missa conclusiva, os jovens partilharam suas percepções sobre o que vivenciaram. Muitos asseguraram ter agora maior certeza de que desejam ser padres e que buscarão uma vida de santidade. Também disseram ter lhes chamado a atenção a alegria estampada no rosto dos sacerdotes e dos seminaristas com quem conversaram.
“Não é hora de ter medo. Vamos dar um passo além. Aquele que nos chamou é fiel e sempre quer a nossa felicidade”, assegurou o Padre João Henrique aos vocacionados.
‘DESMISTIFICANDO’ O SEMINÁRIO
A maioria dos participantes nunca tinha visitado um seminário antes. Este foi o caso de Victor Hugo Aleixo Damasceno, 17, um dos oito jovens enviados pela Paróquia Cristo Libertador, da Região Brasilândia, ao encontro.
“Gostei muito de estar aqui. É um ambiente acolhedor. Com jardim, quadra, capela, todo o prédio é muito bonito. E eu até pensava que o pessoal aqui ia ser muito ‘serião’, mas não, fomos muito bem acolhidos, e isso me surpreendeu bastante”, afirmou o jovem, que diz ter como inspiração o seu Pároco, o Padre Maycon Wesley da Silva, que presidiu a missa de encerramento.
“No imaginário de muitos vocacionados, o seminário é um ambiente fechado, misterioso, mas ao entrarem aqui, eles veem que é uma casa alegre, espaçosa, com uma quadra, áreas de lazer, uma bela capela, ambientes para estudo. É um local encantador e, pouco a pouco, aquele imaginário, até negativo, se desfaz”, ressaltou o Padre João Henrique.
MAIOR PROXIMIDADE COM DEUS
Padre Maycon, na homilia da missa, recordou que neste período de discernimento vocacional é fundamental que o jovem fortaleça sua intimidade com Deus, por meio da oração e da escuta ao Senhor. Lembrou ainda que este costuma ser um tempo de provações pessoais, no qual o jovem também encontrará pessoas que tentarão fazer com que desista do ingresso ao seminário.
“O discernimento vocacional é um caminho muito sério. Portanto, em suas orações, seja muito verdadeiro com Deus”, recomendou, exortando cada jovem a deixar que Jesus o conduza e a não se abater diante das resistências que encontrar.
CONVITE AOS VOCACIONADOS
O próximo encontro vocacional arquidiocesano ocorrerá em 20 de abril, das 9h às 17h, no Seminário Propedêutico (Rua Franklin do Amaral, 888A, na Vila Nova Cachoeirinha).
Padre João Henrique, que tem visitado as paróquias aos finais de semana para falar sobre a Pastoral Vocacional e as diferentes vocações na Igreja, convida os jovens a participar do encontro e pede o empenho dos católicos para o despertar de vocações: “Havendo jovens que sentem no coração o chamado vocacional, peço que os padres possam indicá-los para o Centro Vocacional Arquidiocesano, no qual terão acompanhamento personalizado e todas as orientações necessárias para este tempo de discernimento”.
O contato com o Centro Vocacional Arquidiocesano pode ser feito pelo telefone (11) 3237-2523; pelo e-mail cvasp@uol.com.br e ainda pelas redes sociais (@vocacionalsp).