‘Peçamos a graça da perseverança na dignidade do nome de cristãos que recebemos’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a Eucaristia na manhã desta quarta-feira, 25, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a memória de Santa Catarina de Alexandria, mártir que, segundo a tradição, consagrou-se a Deus em Alexandria, no Egito. Dotada de notável sabedoria, foi morta em 305, durante a perseguição de Diocleciano.

No início da celebração, Dom Odilo a intercessão desta santa por todos os cristãos perseguidos, especialmente aqueles que que vivem no Egito.

No Evangelho do dia (Lc 21,12-19), Jesus adverte os discípulos sobre as perseguições, sofrimentos e tribulações que podem advir por causa de seu nome. “Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater”, disse o Senhor.

Fortes nas tribulações

Dom Odilo destacou que essas perseguições acontecem contra o Evangelho e sua força transformadora da humanidade. O Arcebispo recordou, ainda que o ódio e a discriminação contra a fé cristã podem ocorrer de forma sutil ou, como em muitos lugares, por meio da limitação de direitos civis ou até da privação da liberdade religiosa.

O Cardeal lembrou que, nas bem-aventuranças, Jesus garante que será grande a recompensa no céu para aqueles que forem perseguidos por seguirem o Evangelho.

Por fim, Dom Odilo reforçou que o Senhor exorta aos cristãos a perseverarem na fé e a não desanimarem, permanecendo firmes no caminho iniciado. “Peçamos a graça da perseverança, da firmeza na fé, na prática do bem, da virtude, na dignidade do nome de cristãos que recebemos”, completou, lembrando o exemplo de Santa Catarina de Alexandria, que não hesitou enfrentar o martírio em nome de Cristo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários