‘Pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo, subamos ao monte que é Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa na manhã desta quinta-feira, 16, Festa de Nossa Senhora do Carmo. A celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo rezou por todos aqueles que se consagram no carisma da ordem dos carmelitas, para que eles possam “viver e irradiar a sua espiritualidade para a Igreja”.

MÃE DE JESUS

O Evangelho do dia (Mt 12,46-50) narra a cena em que Jesus falava às multidões, quando alguém o avisou que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora querendo falar com ele e Jesus diz: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’”.

Ao comentar este trecho, na homilia, o Cardeal Scherer explicou que Jesus não está negando ser o filho de Maria, pelo contrário, afirma que é duplamente seu filho, uma vez que Nossa Senhora foi a primeira que escutou e acolheu a Palavra de Deus. “Maria é também mãe, discípula e irmã de Jesus, porque é aquela que ouviu, acolheu e praticou a Palavra”, disse.

O Arcebispo ressaltou, ainda, que a família de Jesus vai além da família de sangue e se estende a todos aqueles que estão unidos pela mesma fé. “Por isso, dizemos que a Igreja é a grande família de irmãos que Deus reuniu”, completou.

LUGAR DO ENCONTRO COM DEUS

Sobre a Festa de Nossa Senhora do Carmo, Dom Odilo chamou a atenção para a oração litúrgica do dia: “Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo, para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo”.

O Cardeal explicou que a oração faz referencia ao Monte Carmelo, lugar onde nasceu a devoção à Virgem do Carmo e também onde o profeta Elias se refugiou e teve o seu encontro com Deus. “O monte é o lugar do encontro com Deus, o lugar onde ele se revela. Cristo é aquele que revela a Deus e leva ao encontro com ele”, afirmou.

Por fim, o Arcebispo recomendou a todos que dediquem este dia à especial devoção a Nossa Senhora, sobretudo, por meio da oração do Terço, de preferência, em família. “Que Nossa Senhora do Monte Carmelo interceda por nós todos, para que não percamos nunca a nossa fé”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:

Nossa Senhora do Carmo: mãe e protetora dos cristãos

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários