Pela Rádio 9 de Julho, programa ‘Vocação: graça e missão’ difunde a cultura vocacional

A convite da direção da Rádio 9 de Julho, emissora da Arquidiocese de São Paulo, as Irmãs Paulinas assumiram um programa especial para o 3º. Ano Vocacional do Brasil: “Vocação: graça e missão”. Este programa foi apresentado aos domingos, das 9h às 10h (horário de Brasília), pela Irmã Helena Corazza, fsp. Foram 55 edições, de 13 novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023.

O objetivo deste programa foi despertar e fomentar a cultura vocacional, a partir do Batismo, da vocação laical, do Matrimônio, da vida consagrada e dos ministérios ordenados, segundo o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

Cada programa trazia uma reflexão de Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial para a Vida Consagrada e Pastoral Vocacional, que também preside a Comissão dos Ministérios Ordenados e vida Consagrada na CNBB; a presença de um membro de congregações religiosas femininas ou masculinas, bem como de alguns institutos de vida consagrada secular.

Os (as) convidados (as) contaram a história do fundador ou fundadora de suas congregações, do (a) santo (a) protetor (a), falaram do carisma congregacional, da missão, deram o seu testemunho vocacional e o contato. Este programa favoreceu aos ouvintes e internautas o conhecimento e valorização da vida consagrada na Igreja.

PROGRAMA CONCLUSIVO

No dia 26 de Novembro, aconteceu o programa conclusivo, com um balanço do 3º. Ano Vocacional. Participaram o Diretor Geral da Rádio 9 de Julho, Padre Jorge Silva; Dom Ângelo Ademir Mezzari; e Irmã Clotilde Azevedo, Apostolina, representando a Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo. Cada um falou da importância, realizações e  continuidade das propostas do 3º. Ano Vocacional.

Como idealizador do programa, com a equipe da 9 de Julho, Padre Jorge disse que a Rádio deveria dar um destaque a este ano, motivar as pessoas, pensou-se num programa em uma pessoa para apresentar, levar adiante. Ele considera importante ajudar as pessoas a se encontrarem com Deus, com a sua vocação. “Vocação é vida”, disse padre Jorge.

Confira o último programa:  https://fb.watch/oyYjzTLBo3/?mibextid=Nif5oz

TESTEMUNHOS

Ao longo do ano, participaram 30 congregações femininas, 18 masculinas, quatro institutos de vida consagrada e uma associação de fiéis leigos. Alguns testemunhos ilustram a importância do programa. As irmãs do Mosteiro da Visitação, na Vila Mariana, também participaram do programa e nos dizem que estão “em sintonia orante com a Igreja do Brasil e com o 3º. Ano Vocacional. Rezamos a Oração do Ano vocacional todos os dias”.

 A Irmã Helizângela Goes, das Irmãs Concepcionistas do Ensino, participou no dia 25 de maio e dá seu testemunho sobre a alegria de participar do programa: “Foi uma oportunidade ímpar de dar a conhecer o carisma de nossa Congregação e o modo como realizamos nossa missão na Igreja. Particularmente, me senti feliz em compartilhar minha vocação de religiosa concepcionista e com isso ajudar os jovens e as jovens a pensarem em sua vocação. Várias pessoas ligadas à nossa congregação: irmãs, colaboradores, benfeitores, amigos e meus familiares acompanharam a transmissão. Alguns relataram que puderam aprender um pouco mais sobre nós e outras, especialmente as irmãs, se sentiram prestigiadas em ter nossa Congregação participando do programa. Muito obrigada pelo convite!”

Colaborou Irmã Helena Corazza, fsp

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários