‘Por sua Palavra, Jesus muda os corações e a vida das pessoas’

Cardeal Odilo Scherer (foto: Bruno Melo/arquivo)

Na missa da quinta-feira, 2, o Cardeal Odilo Pedro Scherer meditou sobre o poder da Palavra de Deus na vida da humanidade.

O Arcebispo de São Paulo presidiu a Eucaristia na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese. Ele rezou na intenção de todos os falecidos, recordando de  modo especial o aniversário de falecimento de seu pai, Edwino Scherer.

Pesca milagrosa

O Evangelho do dia (Lc 5,1-11) narra a pesca milagrosa no lado de Genesaré. Na homilia, Dom Odilo chamou a atenção para alguns elementos destacados no texto. O primeiro deles é o povo que se aperta para ouvir a palavra de Jesus.

“A sede de ouvir a Palavra de Deus era tanta a ponto de Jesus pedir uma barca para se afastar um pouco da margem e ensinar as multidões”, observou, ressaltando que a buscar a palavra de Deus com verdadeiro desejo de ouvi-la deve ser a atitude de todo o cristão.

O Cardeal destacou, ainda, a exortação de Jesus aos pescadores que depois se tornariam seus apóstolos: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Pedro, mesmo depois de uma noite inteira sem sucesso na pescaria, faz uma profissão de fé: “Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

“Como todo aquele povo, Pedro também estava impressionado com a palavra de Jesus e crê que a Palavra pode mudar a sua história”, sublinhou o Arcebispo.

Diante do milagre, Pedro se reconhece um pecador diante do Senhor. Dom Odilo compara essa cena àquela do encontro de Moisés com Deus na sarça ardente, que se prostra diante do Senhor, pois não era digno de vê-lo face a face.

Chamado

“Jesus conforta Pedro e lhes diz: ‘Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens’. Cristo, portanto, confirma o chamado de Pedro e dos demais companheiros, que deixam tudo para segui-lo”, lembrou o Cardeal.

Dom Odilo também relaciona esse trecho bíblico com a narrativa da criação no livro do Gênesis, que mostra que, por sua palavra, Deus cria tudo o que existe.

“Por sua Palavra, Jesus muda os corações e o rumo da vida das pessoas. Esta mesma Palavra também é anunciada a nós e pode mudar o rumo da nossa vida e não nos desviarmos do caminho. Que essa Palavra continue a produzir os seus frutos na vida do mundo”, concluiu o Cardeal.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários