‘Precisamos criar ambientes favoráveis às vocações’

Afirmou o Cardeal Scherer em seu programa de rádio, destacando a vocação sacerdotal, recordada nesta primeira semana de agosto

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Como fazer para que surjam vocações?”. A resposta a essa pergunta foi o tema das reflexões do Cardeal Odilo Pedro Scherer no programa “Encontro com o Pastor”, da quarta-feira, 3, na rádio 9 de Julho.

Neste mês em que a Igreja se dedica à reflexão sobre as vocações, o Arcebispo Metropolitano recordou que nesta primeira semana o destaque está sobre a vocação ao ministério ordenado – bispos, padres e diáconos.

“Nossas comunidades dependem do serviço dos sacerdotes e do bispo, que as reúnem e congregam na Palavra de Deus, na celebração dos sacramentos e na orientação da vida cristã segundo a fé verdadeira. São os sacerdotes que, nas comunidades, são a presença sacramental de Jesus Cristo”, apontou Dom Odilo, pedindo a todo povo que reze pelos padres, bispos e diáconos, “a fim de que o ministério ordenado seja devidamente valorizado na Igreja e não faltem vocações sacerdotais”.

AMBIENTE FAVORÁVEL ÀS VOCAÇÕES

Dom Odilo recordou que a primeira forma de cada cristão colaborar para que surjam novos vocacionados é rezar, “pedir para que Deus chame, pedir ao Senhor da messe que envie operários”.

As comunidades e as famílias também têm papel indispensável para a promoção vocacional: “Precisamos criar ambientes favoráveis à vocação. E o que ajuda para o surgimento de vocações é o ambiente de vida cristã, a fé vivida na família, na paróquia com alegria, participação e fervor. Quando existem comunidades cristãs fervorosas, famílias que vivem a fé também em casa, praticam a fé com alegria, dai surgem vocações”.

O Arcebispo também lembrou ser importante que nas paróquias haja um sólido trabalho dos grupos de Pastoral Vocacional, para estimular e acompanhar o discernimento dos mais jovens.

A EXEMPLO DO CURA D’ARS

Por fim, Dom Odilo lembrou que no domingo, 7, será celebrado em todas as paróquias e comunidades o Dia do Padre, ocasião em que, segundo ele, é oportuno que os fiéis expressem gratidão pelo trabalho do sacerdote,  “reconhecendo na ordem da fé aquilo que o padre significa, pois apesar de sua condição humana, fragilidades, ele é um ministro de Jesus Cristo, a quem devemos ajudar e apoiar no exercício da sua missão, para o bem da própria Igreja e para a maior glória de Deus”.

E recordando a figura do Santo Cura d’Ars, São João Maria Vianney (1786-1859), sacerdote francês que é considerado o padroeiro dos padres pelo seu exemplo de humildade, zelo pastoral e atenção aos fiéis, Dom Odilo exortou: “Inspirados no Santo Cura d’Ars, que nossos padres sejam sacerdotes admiráveis junto do seu povo.Rezemos nesta intenção e que nossa Igreja tenha muitos e santos sacerdotes”.

OUÇA A ÍNTEGRA DO ENCONTRO COM O PASTOR – 03.08.2022

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários