Nos dias com temperaturas abaixo dos 13 graus, 10 tendas funcionam das 18h à meia-noite em regiões estratégicas da cidade para assistência em saúde, distribuição de alimentos e de cobertores

A Prefeitura de São Paulo deu início à Operação Baixas Temperaturas (OBT) na última quarta-feira, 14, para proteger as pessoas mais vulneráveis em noites mais frias, oferecendo atendimento nas dez tendas instaladas em locais estratégicos da capital. Além disso, equipes de abordagem ativa vão percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial da cidade, que terão reforço de 630 vagas extras.
A Operação Baixas Temperaturas (OBT) é acionada sempre que a temperatura atinge 13 °C para reduzir os impactos do frio sobre a saúde dos mais vulneráveis e prevenir o risco de hipotermia. As tendas funcionam das 18h à meia-noite e oferecem alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores e kits de inverno compostos por luvas, toucas, meias e agasalhos.
Orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) atuam nas tendas, oferecendo acolhimento na rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo, a maior da América Latina, com mais de 26 mil vagas distribuídas em 380 serviços, como hotéis sociais, centros de acolhida e Vilas Reencontro. Durante o período da operação, também será oferecido atendimento em quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), com pernoite, banho e refeições.
Em caso de aceite da oferta de acolhimento pelas pessoas em situação de rua, elas serão levadas para um dos equipamentos da rede socioassistencial da Prefeitura, respeitando sempre a tipologia dos acolhidos (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos serviços, os atendidos contarão com espaços para pernoite e banho, e refeições como jantar e café da manhã.
Além disso, profissionais do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também percorrerão a cidade dando suporte às pessoas em vulnerabilidade com atendimentos e encaminhamentos aos serviços de saúde.
Por meio da central 156 (ligação gratuita), o cidadão pode solicitar a abordagem social das pessoas em situação de rua. O serviço funciona 24 horas sem exigência de se identificar. Entretanto, é importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta.
Endereços das tendas:
Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB s/n°) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/nº – esquina com Guaicurus).
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo