Prefeitura de São Paulo apresenta resumo de ações para conter impactos do temporal

A força-tarefa montada pela Prefeitura de São Paulo ainda durante o temporal que atingiu a cidade na tarde da sexta-feira, 3, resultou na remoção de 172 árvores que caíram e de 367 galhos. Outras 125 árvores ainda esperam a ação da Enel, que precisa desligar a rede elétrica para que seja feita a remoção.

Foto: Enel Brasil

Com relação aos semáforos, já foram restabelecidos 575, dos 652 cruzamentos que apresentaram problema – 73 seguem inoperantes por falta de energia. Entre o fim da tarde de sexta-feira e 21h do domingo, 5, a Prefeitura recebeu 1.858 chamados apontando falta de iluminação pública, dos quais 1.535 já foram atendidos.

Para trazer respostas mais rápidas à população sobre a normalização do fornecimento de energia, o prefeito Ricardo Nunes solicitou uma reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que faz a regulação e a fiscalização das concessionárias de energia, entre elas a ENEL, e os representantes dessas empresas. O encontro ocorreu na tarde da segunda-feira, 6, no Palácio dos Bandeirantes.

Um dos objetivos, de acordo com o prefeito, é que a ENEL apresente um plano de contingência com soluções rápidas em situações como esta.

“A ENEL tem me falado que esses profissionais que atuam para desligar a energia são muito especializados, não tem uma quantidade de profissionais para chamar com facilidade numa situação dessa. Uma vez que a gente sabe dessa questão, é preciso que tenham o maior número de trabalhadores preparados e equipamentos, prontos para agir com mais facilidade”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura diz que tem se preparado para lidar com eventos meteorológicos excepcionais. “Nossas equipes estão preparadas, com motosserras modernas, mas não podemos agir antes que a Enel desligue a rede elétrica”, disse o prefeito.

“Para se ter uma ideia, temos mais de 3.600 solicitações de poda de árvores pendentes, porque a Enel não foi ainda desligar a rede elétrica para permitir os nossos trabalhos”.

Além disso, a Prefeitura vai receber dois caminhões e ceder para o Corpo de Bombeiros para agilizar a remoção de árvores.

“Ou seja, nós nos preparamos, porque essa questão das mudanças climáticas será cada vez mais recorrente, infelizmente, e a gente tem que dar respostas rápidas”, disse Nunes. “E eu preciso que a ENEL também se prepare para a gente poder dar as respostas de que a população necessita”.

Nunes acrescentou ainda que no ano passado foi investido R$ 1,7 bilhão em drenagem, contenção de encostas, canalização de córrego, microdrenagem. Este ano, até agora o investimento é de R$ 1,5 bilhão nessa área.

“A gente pode observar que mesmo com essas chuvas que são o maior volume de água  em um tempo menor a cidade tem conseguido responder. Não está tudo resolvido, mas está bem melhor. E as ações são coordenadas pela Secretaria de Mudanças Climáticas, que cuida junto com todas as outras das ações necessárias para fazer frente às questões das mudanças climáticas.”

O prefeito ressaltou também que uma das medidas para enfrentar as mudanças climáticas é a cobertura vegetal do território da capital, que passou de 48% para 54,14% neste ano e que conta com 650 mil árvores, sem contar as que estão em parques e reservas. Sobre o trabalho de prevenção a queda de árvores, o prefeito disse que neste ano, de janeiro até agora, foi feita a poda de 150 mil árvores e a remoção de outras 10 mil que não estavam saudáveis.

FORÇA-TAREFA

Para realizar o grande número de atendimentos, por determinação do prefeito Ricardo Nunes, houve reforço nas equipes das subprefeituras, da Defesa Civil, limpeza e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que em conjunto com a Enel intensificaram os trabalhos nas ruas de todos os bairros da cidade para recuperação de áreas afetadas já durante o temporal excepcional que atingiu a cidade na tarde de sexta, com ventos que chegaram a 104 km/h.

O número de profissionais atuando na área de corte e poda de árvores passou de 300 para 1.470; no de limpeza, foi de 500 para 1.900. Além disso, há 1.470 agentes das Subprefeituras, 40 equipes de iluminação pública e 24 de reparos em semáforos nas ruas. A Defesa Civil está com todo o efetivo nas ruas. Cerca de 160 agentes da Defesa Civil estão se revezando 24h por dia em todas as regiões da cidade, com pelo menos 35 viaturas distribuídas pelas quatro regiões da cidade.

Além disso, a Prefeitura determinou e a Guarda Civil Metropolitana reforçou as rondas em bairros que continuavam sem energia.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários