Prefeitura de SP intensifica ações no Outubro Rosa

Confira as iniciativas da campanha de conscientização planejadas pelas Unidades Básicas de Saúde da capital para os próximos dias

Reprodução

Promover informações sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama é o objetivo da campanha Outubro Rosa, realizada anualmente. Na capital a prevenção da doença é realizada a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que, se necessário, realizam o encaminhamento para os equipamentos de especialidade na rede de saúde.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA),  o tumor de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, atrás apenas do de pele. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama que se multiplicam, formando o câncer. Por isso, é importante a rotina periódica de exames para que, se houver suspeita, o tratamento seja iniciado o quanto antes.

Ações educativas

A cidade São Paulo preparou uma série de ações educativas, de sensibilização e de prevenção desse mal. A ideia é incentivar a sociedade a identificar precocemente a doença, para reduzir o índice de mortalidade. Veja alguns destaques dos próximos dias:

– Plantão exclusivo para coleta de papanicolau e mamografia – 5 de outubro, das 9h às 16h, na UBS Jardim Macedônia (Campo Limpo).

– Busca ativa para coleta de papanicolau e solicitação de mamografia – 5, 7, 8 e 11 de outubro, das 9h às 15h, na UBS Jardim Caiçara (M’Boi Mirim).

– Palestra educativa sobre os diversos temas relacionados à saúde da mulher – 5, 6, 7, 9 e 11 de outubro, das 10h às 14h, na UBS Parque do Engenho II (Campo Limpo).

– Orientação e sensibilização das pacientes e colaboradoras quanto a importância do exame preventivo e autoexame das mamas. Disponibilização de cartazes explicativos e instrutivos sobre prevenção de câncer de colo uterino e mama na UBS – 6 de outubro, às 10h, na UBS Formosa I (Mooca).

– Coleta de colpocitologia – 6 de outubro, das 13h às 16h, na CSE Geraldo de Paula Souza (Lapa/Pinheiros).

– Palestra educativa sobre coleta de papanicolau e mamografia – .6 e 8 de outubro, às 7h, na UBS Jardim Aracati (M’Boi Mirim).

– Coleta de Papanicolau e exame das mamas – 7 de outubro, das 8h às 17h, na UBS Vila Carrão (Mooca).

– Palestra sobre prevenção de câncer de mama e violência contra a mulher – 7 de outubro, das 9h às 14h, na UBS Engenheiro Trindade (Penha).

– Palestra sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de colo de útero e de mama, como realizar o autoexame correto da mama – .8 de outubro, às 14h, na UBS Santo Estevão (Mooca).

– Palestra sobre sensibilização Outubro Rosa – 11 de outubro, às 8h, na UBS Jardim Lídia (Campo Limpo).

– Orientações com a equipe multiprofissionais abordando vários temas sobre a saúde da mulher: alimentação saudável, violência contra a mulher, aspecto psicológicos na prevenção ao câncer de mama e de útero, sinais e sintomas do câncer de mama e de útero, assoalho pélvico, entre outros. Nos dias 5, 8, 15, 19, 22, 26 de outubro, às 10h e às 14h e 16 de outubro, das 8h às 16h, na UBS Jardim Itapema (Itaquera).

O mês inteiro

– Oferta de papanicolau e mamografia. Durante todo o mês de outubro, das 7h às 19h, na UBS Brasília (M’Boi Mirim).

– Coleta de papanicolau, orientação sobre uso de contraceptivo e intensificação da mamografia acima de 50 anos. Durante todo o mês de outubro, na UBS Cupecê (Vila Mariana/Jabaquara).

– Busca ativa de mulheres com papanicolau em atraso e intensificação das coletas, captação dessas mulheres com oferta de teste rápido (HIV/ VDRL/Hepatites). Durante todo o mês de outubro, das 10h às 17h, UBS Castro Alves (Cidade Tiradentes).

– Intensificação da coleta de papanicolau, intensificação das solicitações de mamografia, palestras sobre o uso de contraceptivos e autocuidado. Durante todo o mês de outubro, das 8h às 17h, na UBS Aurélio Mellone (Ipiranga).

(Com informações de Prefeitura de SP)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários