Prefeitura faz campanha de adoção e vacinação antirrábica no Dia Mundial dos Animais

Evento na segunda-feira, 4, contará com benção aos pets e vacinação antirrábica gratuita. Campanha “Semana dos Animais Cosap” mostra animais que há anos esperam por uma família

Cosap

Em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), promove uma semana de ações para incentivar a adoção dos mais de 200 animais tutelados pelo município. Além disso, um evento na sede da Cosap, na Zona Norte, irá celebrar a data com uma benção e oferecer vacinação antirrábica gratuita por sistema de drive-thru.

“O objetivo do evento é reforçar a importância dos animais na nossa vida, a nossa responsabilidade de garantir saúde física e mental, além da segurança e do bem-estar dos nossos companheiros”, disse a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

Entre os dias 04 e 08 de outubro, a Campanha “Semana dos animais Cosap” vai divulgar nas redes sociais da Prefeitura imagens dos animais disponíveis para adoção, com o objetivo de fazer com que eles possam finalmente ter uma família. Nestes dias, também serão abordados temas para a conscientização da população, como a importância da castração e da posse responsável na hora da compra ou adoção.


Missa
No Dia Mundial dos Animais, comemorado na segunda-feira, 4, o padre Silvio Costa Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, fará a tradicional missa seguida por uma benção aos funcionários da Cosap, aos animais alojados e às imagens enviadas pelos munícipes. O evento será aberto apenas para funcionários e convidados.

“Esta é uma data muito importante para quem ama e respeita esses parceiros tão especiais. Como também é o Dia de São Francisco, padroeiro dos animais, vamos ter a celebração e, na sequência, o padre abençoará as imagens e os animais trazidos pelos munícipes, no sistema Drive Thru”, explicou Analy.


Drive-thru
A partir das 11h30, o drive-thru será montado na sede da Cosap para atender a população, que poderá levar o seu pet para receber a benção do padre e tomar a vacina antirrábica. “É muito importante, neste momento de pandemia, mantermos os cuidados para não gerar aglomerações. Por isso, pensamos neste evento, com muito carinho e cuidado”, completou a coordenadora.

Para garantir a fluidez do trânsito na região, a ação contará com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os munícipes que não puderem comparecer ao drive-thru com os seus bichinhos poderão levar uma foto ou enviá-la pelas redes sociais, utilizando a hashtag #SemanaDosAnimaisCosap

Como adotar
Devido a pandemia por Covid-19, a visitação aos animais para adoção está suspensa, mas o processo continua de forma simples. O primeiro passo é buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal SP156. Ali mesmo tem o link para acesso à galeria de imagens e informações sobre os animais disponíveis para adoção.

Em seguida, basta preencher um formulário online descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar. Se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo de adoção prossegue.

No dia agendado para interação e conclusão do processo, o tutor deverá providenciar uma coleira, no caso de cães, ou uma caixa de transporte, para gatos, além do pagamento de taxa administrativa de R$ 26,50 por animal adotado, que poderá ser paga por aplicativo bancário via celular, em caixa eletrônico, em agência bancária ou ainda, em dinheiro.

Os animais disponíveis para adoção estão castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

O munícipe que adotar um cão ou gato que tenha idade a partir de 8 anos receberá o cartão Cuida Bem – Idoso, que permite atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer uma das unidades dos Hospitais Veterinários Públicos. A única obrigatoriedade para o recebimento deste benefício é que o munícipe resida em São Paulo e que a adoção seja realizada no Centro Municipal de Adoção.

Saiba também como funciona a adoção dos animais de fazenda 

Vacinação
Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta a vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para a população humana.

A vacinação deve ser aplicada em cães e gatos, anualmente, a partir dos três (03) meses de idade. Para receber o imunizante os animais devem estar saudáveis (se apresentarem recentemente diarreias, estiverem em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação).

Na hora da vacinação, é importante que os cães sejam conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal. Os bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas, e em segurança.


Serviço
Dia Mundial dos Animais na Cosap
Data: segunda-feira, 04 de outubro
Local: rua Santa Eulália, 86 – Portaria 2 – Santana.


Programação:
10h – celebração missa (em razão da pandemia, apenas os funcionários, voluntários que atuam no local e convidados podem participar)
11h – benção aos animais alojados na Cosap e dos animais dos cidadãos que enviarem fotos pelas redes sociais da SMS
11h30 às 13h – benção aos animais munícipes e vacinação antirrápica em sistema drive-thru.

(Com informações de Prefeitura de SP)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários