Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Prefeitura inicia Recreio nas Férias de verão e transforma escolas em espaços de cuidado e diversão

Com 133 polos, programa garante atividades, alimentação e acolhimento durante o recesso escolar

Prefeitura inicia Recreio nas Férias de verão e transforma escolas em espaços de cuidado e diversão - Jornal O São Paulo
Sergio Barzaghi/SECOM

A Prefeitura de São Paulo iniciou na quarta-feira, 07, a edição de verão do Recreio nas Férias, programa que transforma unidades escolares e centros educacionais em espaços de convivência, cuidado e diversão durante o recesso escolar. Com 42,3 mil bebês, crianças e adolescentes de 0 a 14 anos já inscritos, o programa será realizado até o dia 23 de janeiro em 133 polos distribuídos por todas as regiões da cidade, com forte presença nos bairros periféricos.

Em sua 47ª edição, o Recreio nas Férias oferece uma programação diversificada, com brincadeiras, atividades esportivas, jogos, ações culturais e passeios por equipamentos públicos, como teatros, parques e espaços esportivos.

O cadastramento para participar do Recreio nas Férias permanece aberto e pode ser feito diretamente nas unidades. Para isso, é necessário levar RG do responsável, certidão de nascimento ou do participante, assim como comprovante de residência. Crianças de 0 a 3 devem estar matriculadas na Rede Municipal. Crianças a partir de 4 anos e adolescentes até 14 anos não precisam estar matriculados na rede para participar. Veja mais aqui.

Além do lazer, o Recreio nas Férias garante segurança alimentar, um dos pilares da iniciativa. Bebês e crianças de 0 a 3 anos, atendidos nas creches polos, recebem cinco refeições diárias. Já as crianças a partir de 4 anos contam com três refeições por dia – café da manhã, almoço e lanche da tarde –, todas acompanhadas por nutricionistas.

O programa é aberto também a crianças que não são da Rede Municipal, a partir dos 4 anos, ampliando o alcance social da ação e fortalecendo o apoio às famílias durante o período de férias.

Para assegurar o acolhimento e o cuidado com os participantes, a Prefeitura contratou mais de 3.300 profissionais, entre agentes de recreação, coordenadores e oficineiros, além das equipes permanentes da Educação.

Para acolher as crianças e adolescentes da região foi preparada uma programação diversificada, incluindo o espetáculo Bichos do Brasil, da Companhia Pia Fraus, que celebra a fauna brasileira por meio de uma linguagem criativa com bonecos, música, dança e artes plásticas. 

Outro destaque da grade de atividades na unidade da Zona Leste é a Minicidade, coordenada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O projeto educativo e lúdico recria um ambiente de trânsito com ruas, placas e semáforos, proporcionando aos estudantes o aprendizado sobre regras de trânsito, segurança e mobilidade de forma prática com miniveículos e atividades interativas que estimulam bons hábitos para futuros motoristas e pedestres. 

Projeto Superguardião e atividades externas

Prefeitura inicia Recreio nas Férias de verão e transforma escolas em espaços de cuidado e diversão - Jornal O São Paulo


Além das atividades realizadas nos polos, o Recreio nas Férias amplia o acesso das crianças e adolescentes a diferentes equipamentos culturais, esportivos e de lazer da cidade. Estão previstos passeios a museus, parques, cinemas, planetários, bibliotecas e outros espaços públicos, como o MIS Experience, os museus de Arte Contemporânea, do Futebol, Afro Brasil e Catavento, além de Casas de Cultura, unidades do SESC, a Biblioteca Mário de Andrade e o Autódromo de Interlagos

A programação inclui ainda visitas à Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), localizada no bairro de Santana, na Zona Norte da capital. No local, será desenvolvido o Projeto Superguardião, entre os dias 8 e 22 de janeiro, com atividades especialmente planejadas para o período de férias. As ações são organizadas de acordo com as faixas etárias — 4 e 5 anos; 6 a 10 anos; e 11 a 14 anos —, garantindo propostas adequadas a cada grupo.

Fonte: SECOM/ Prefeitura de São Paulo

Deixe um comentário