Que a paz, a vida e o direito de brincar sejam garantidos a todas crianças e adolescentes

Evento realizado no sábado, 25, ajudou a divulgar a campanha de arrecadação de brinquedos promovida pela Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Entre olhares atentos e aplausos, as crianças, educadores e voluntários assis­tiam à representação do nascimento do Menino Jesus. Iluminado pelas luzes do palco e com um espetáculo sob patins ao seu redor, o Príncipe da Paz foi aco­lhido por todos na grande festa da 22ª edição da Campanha Natal dos Sonhos, no sábado, 25, no auditório da Faculda­de Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana.

Promovida pela Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo e a agência Mega Model Brasil, a campanha, este ano com o tema “O Deus Filho se fez criança”, visa à arrecadação de brinquedos e outros itens em bom estado de conservação. Participaram do evento cerca de 500 pessoas, provenientes das obras sociais contempla­das pela campanha e dos colégios católicos e instituições parceiras da iniciativa.

“Nesta grande festa, tivemos a opor­tunidade de destacar que estamos em de­fesa da vida em qualquer estágio, clama­mos pela paz no mundo e resgatamos o verdadeiro sentido do Natal”, comentou ao O SÃO PAULO Sueli Camargo, co­ordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor.

As doações de brinquedos podem ser feitas até 15 de dezembro nas paróquias e colégios católicos da Arquidiocese de São Paulo. Elas serão destinadas aos di­versos serviços de atendimento à criança e adolescente na cidade ou entregues di­retamente à Pastoral do Menor.

“Com o tema: ‘O Deus filho se fez criança’, preparamos a chegada do Me­nino Deus. A sua presença na man­jedoura nos dá a oportunidade de fi­xarmos o nosso olhar para o menino pobre, para o Deus que se faz humilde e que está presente em cada menino e menina, vítima da indiferença, que são atendidos pela Pastoral do Menor, que se encontram em situação de rua, nas unidades da Fundação Casa, que são vítimas de violência e abandono”, en­fatizou a coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor.

Sueli lembrou que ao longo destes 22 anos, a campanha ganhou força em toda a sociedade como um momento de anúncio e denúncia contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

UM DIA PARA SONHAR

A manhã de atividades começou com a celebração da Palavra, prosse­guiu com as apresentações dos educan­dos das obras sociais e a encenação do nascimento do Menino Jesus, feita pelo grupo Periquitos em Revista, que apoia a iniciativa, assim como a Rede de Escolas Católicas, a Sociedade Esportiva Palmei­ras, a Faculdade das Américas – FAM e a empresa Crefisa.

Durante a abertura, Sueli reforçou que o dia tinha como objetivo fazer um apelo pela paz, pelo direito de brincar e resgatar o verdadeiro sentido do Natal.

O produtor do grupo Periquitos em Revista, Marcello Cória Massaini, lem­brou que, ao ser convidado para acom­panhar a montagem do evento, buscou evidenciar os valores da paz, solidarieda­de, união, respeito e cumplicidade, todos implícitos no nascimento de Jesus.

Ainda antes da encenação do nasci­ nasci­mento do Menino Jesus, o grupo, que é filantrópico, levou ao palco da Fapcom mais duas apresentações que traziam ca­racterísticas das cidades de Nova York, Las Vegas e Paris.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

PROTAGONISTAS

As crianças e adolescentes das insti­tuições contempladas pelas doações esti­veram presentes e também compuseram a festa com demonstrações artísticas.

De acordo com a educadora da Obra Social Vista Alegre, Wendy Camily, 19, a turma de 60 crianças e adolescentes este­ve engajada para a apresentação do coral que cantou a música “Última Oração”.

Ela, que foi educanda do mesmo pro­jeto e quando criança participou de ou­tras edições do Natal dos Sonhos, contou que a expectativa nos dias que antece­dem o evento e a vontade dos atendidos em se engajar nas atividades transpassa toda a Obra Social.

OLHOS FIXOS PARA O PALCO

A alegria em vivenciar o momento era revelada em cada sorriso das crian­ças e adolescentes que assistiam ao espetáculo.

Foi justamente esse o sentimento mencionado pelas educandas do CCA Parque Belém, Jeniffer Larissa e Ana Vi­tória, ambas de 9 anos, para descreverem como se sentiam ao participar do evento.

Pela primeira vez no Natal dos So­nhos, elas contaram que estavam atentas às apresentações, pois tudo era muito bonito. Destacaram, ainda, a performan­ce de ginástica artística feita por um gru­po de alunas do Colégio Divina Pastora.

DE DENTRO PARA FORA

Em 22 anos, mais de 500 mil brin­quedos já foram arrecadados, eviden­ciando que o alcance da ação ultrapassa os limites da Igreja. Para Sueli, “uma pastoral arquidiocesana tem que falar para toda cidade e campanhas como esta possibilitam o diálogo e a mobi­lização para que mais pessoas possam ser testemunhas da caridade e do amor aos pequenos”.

Padre Marcelo Maróstica, Pároco da Paróquia São José do Belém, na Região Belém, esteve à frente da animação do evento, junto das modelos Julia Loducca e Thays Bastos. Segundo o Sacerdote, a iniciativa traduz o que significa ser uma Igreja em saída e que, com o apoio de instituições da sociedade civil, o proces­so é capaz de gerar muitos frutos para a cidade.

“A campanha impacta a Arquidio­cese e precisa impactar ainda mais, pois este é um tema fundamental. Falamos do sonho, do lúdico, de brinquedos e do direito de brincar, direito de ser criança, diante de um contexto de tantas viola­ções”, salientou Padre Marcelo.

O Sacerdote também recordou as muitas mortes de crianças em decorrên­cia das guerras na Ucrânia e no conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas. Ele ressaltou que estabelecer propostas que coloquem as crianças e os adoles­centes como prioridade deve estar no centro da atenção de toda a Igreja ainda no presente para que seja garantido a eles um futuro melhor.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários